Câmara de Esposende (PSD) contra privatização do sector dos resíduos

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 23 abr (Lusa) - A Câmara de Esposende (PSD) garantiu hoje, em comunicado, que "em circunstância alguma" venderá a sua participação no capital social da Resulima, por se opor à decisão do Governo de privatizar o setor dos resíduos.

No comunicado, a Câmara acrescenta que a opção de venda proposta pela Águas de Portugal foi rejeitada por unanimidade pelo executivo.

A Resulima é a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos de Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, sendo detida em 51% pela Empresa Geral do Fomento (EGF) e em 49 por cento por aqueles municípios.

O Governo aprovou a reprivatização da EGF, empresa totalmente detida pela Águas de Portugal, tendo sido proposta aos municípios acionistas das entidades gestoras de sistema multinacionais a opção de venda das respetivas ações.

Segundo o comunicado hoje emitido, o Município de Esposende, "opõe-se totalmente" à venda da sua participação no capital social da Resulima.

O presidente da Câmara, Benjamim Pereira, teme que a privatização "implique um eventual aumento das tarifas, agravando ainda mais os encargos financeiros das famílias".

Neste sentido, garantiu que Esposende "estará ao lado dos restantes municípios acionistas da Resulima na contestação à privatização da EGF".

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.