Passos Coelho garante que portaria sobre reorganização hospitalar é "ponto de partida"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - O Bloco de Esquerda confrontou hoje o primeiro-ministro com a publicação de uma portaria que, considerou, irá transformar a rede hospitalar "numa caricatura", com Passos Coelho a garantir que são apenas "linhas gerais".

Passos Coelho admitiu desconhecer a portaria em concreto, alegando que como primeiro-ministro não tem de conhecer todas as portarias mas garantiu depois que o conteúdo da portaria estabelece "um ponto de partida" e não "um ponto de chegada".

No debate quinzenal no parlamento, o coordenador do BE João Semedo afirmou que a portaria do ministério da Saúde "transforma a rede hospitalar numa miniatura e numa caricatura" e criticou, entre outros, o previsto fecho do serviço de cirurgia cardiotorácica e cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Cruz, que motivou uma petição pública.

O primeiro-ministro sustentou que é necessário "fazer um esforço de transformação nos cuidados diferenciados e na rede hospitalar", assegurando que a portaria "mais não faz que determinar as linhas gerais que serão seguidas pelo governo nessa reorganização".

Passos Coelho remeteu para o ministro da Saúde, Paulo Macedo, que irá à comissão de especialidade no dia 30, mais esclarecimentos sobre "o calendário e o programa de reorganização que vai ser feito para que melhores serviços sejam prestados".

"O próprio ministro já afirmou que é um ponto de partida e não um ponto de chegada", disse Passos Coelho.

João Semedo afirmou que o "pós-troika" vai atacar "o Estado Social" como se fossem "gorduras do Estado", impondo mais "cortes e mais exigências".

Segundo um despacho publicado no final da semana passada em Diário da República, o ministério da Saúde propõe o fim da cirurgia cardiotorácia no hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

A portaria estabelece que o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (a que pertence Santa Cruz) e o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia deixarão de exercer as valências de farmacologia clínica, genética médica, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiotorácica e cirurgia pediátrica.

A portaria determina que as instituições hospitalares cumprem as reorganizações propostas até 31 de dezembro de 2015.

SF (ARP) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.