Covid-19: Mais 700 mil crianças sírias enfrentam má nutrição devido à pandemia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 29 set 2020 (Lusa) - Os riscos de fome na Síria vão atingir mais 700 mil crianças devido às sérias dificuldades económicas provocadas pela pandemia de covid-19, alertou hoje a organização Save the Children.

A organização não-governamental alerta que o novo balanço faz aumentar para 4,6 milhões o número total de crianças que enfrentam problemas de carência de alimentos na Síria, país marcado pela guerra.

O conflito sírio prolonga-se há quase dez anos e já fez 400 mil mortos, tendo provocado uma vaga de milhares de refugiados e deslocados internos.

A quebra da moeda local nos últimos meses está a provocar grandes dificuldades na obtenção de alimentos e a pandemia de SARS CoV-2 veio piorar a situação.

A organização Save the Children alerta que a situação das crianças na Síria não tem precedentes no que diz respeito à fome.

De acordo com a ONG, 65% das crianças "não comeram uma única maçã, laranja ou banana nos últimos três meses".

"No nordeste da Síria, uma área controlada pelos Estados Unidos que apoiam as Forças Democráticas Sírias, pelo menos um quarto das crianças não comeu uma peça de fruta nos últimos nove meses". 

A Save the Children refere que os pais das crianças sírias não conseguem obter alimentos frescos: carne, fruta ou vegetais e sobrevivem do consumo de grão e arroz. 

"Uma geração inteira de crianças enfrenta risco de má nutrição porque as famílias simplesmente não podem adquirir alimentos", disse Sonia Kush, diretora da organização para a Síria.

O Governo de Damasco registou mais de 4.100 casos de contágio do novo coronavírus nas áreas que controla, mas acredita-se que o número pode ser superior. 

A Save the Children está a organizar a distribuição de alimentos no nordeste da Síria, sobretudo às mulheres grávidas e crianças, e pede acesso às populações civis através de corredores humanitários.

 

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.