Passos diz que inversão de ciclo "assinalável" permite venda de dívida a 10 anos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que o país está a registar uma "inversão de ciclo que é assinalável", patente na "confiança dos investidores", argumentando que quem compra dívida pública a 10 anos faz "um contrato de confiança".

O chefe do Governo afirmou, no debate quinzenal no parlamento, que o país não está "à beira do céu", necessitando que "o Governo e os portugueses não abrandem os esforços de alteração estrutural da economia", mas regista "uma inversão de ciclo que é assinalável, e isso não é indiferente à confiança dos investidores".

"Quem toma divida pública a 10 anos faz, no fundo, um contrato de confiança. Não estamos a funcionar a 6 meses ou um ano, não estamos a falar até ao final desta legislatura, em que é conhecida a determinação do Governo em concluir este programa e manter a disciplina orçamental", afirmou Passos Coelho, numa referência à colocação hoje de 750 milhões de euros de dívida pública a dez anos a uma taxa média de 3,5752%, naquele que foi o primeiro leilão de dívida sem recurso a sindicato bancário desde 2011.

Na resposta ao CDS-PP, que abriu o debate, o primeiro-ministro afirmou também ser sua convicção que o país encerrará "em boas condições" o programa de assistência economia e financeira, sem adiantar quanto à forma dessa conclusão.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.