Von der Leyen contratula-se com rejeição suíça à imigração de cidadãos da UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 27 set 2020 (Lusa) -- A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou hoje um "sinal positivo" a rejeição suíça de uma restrição à imigração de cidadãos da União Europeia (UE).

"O voto dos suíços valida um dos pilares centrais da nossa relação: a liberdade mútua de circular, viver e trabalhar na Suíça e na União Europeia. Saúdo este resultado. Vejo-o como um sinal positivo para continuar a consolidar e aprofundar nosso relacionamento ", afirmou em comunicado.

Os suíços votaram hoje em referendo contra a imposição de restrições à imigração para cidadãos da União Europeia.

Os eleitores rejeitaram por 61,7% a iniciativa popular lançada pela direita populista do SVP, maior partido do país, que denuncia a "imigração descontrolada e desproporcional" e considera que os empregos estão ameaçados pelo Acordo de Livre Circulação de pessoas, assinado em 1999 com a União Europeia.

A taxa de participação no referendo rondou os 59% de votantes.

A proposta rejeitada, intitulada "Iniciativa para uma Imigração Moderada", queria que o Governo suíço suspendesse um acordo bilateral existente com a UE sobre a livre circulação de pessoas e que assumisse o controlo total da política de imigração do país.

CC // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.