Ministério Público pede "pena exemplar" para homem que confessou homicídio no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 abr (Lusa) - O Ministério Público pediu hoje uma "pena exemplar e de acordo com a gravidade dos atos" para o homem de 69 anos que matou outro com uma navalha, em 2013, numa bomba de gasolina no Porto.

Na sessão de alegações finais, o representante do Ministério Público defendeu que o golpe na vítima "foi premeditado e dado com violência" e considerou ainda que a atitude foi tomada em virtude "de uma questão sem qualquer importância e que em nada justifica tirar a vida a alguém".

A advogada assistente pediu, do mesmo modo, uma "pena pesada" para o arguido, alegando que este agiu de forma premeditada, e reforçou ainda a posição da família, que pede 100 mil euros de indemnização, explicando que, "desde a altura do crime, a viúva está num estado de depressão profunda que não lhe permite sequer trabalhar".

Por outro lado, o advogado de defesa afirmou que "a maior parte das provas e dos relatos das testemunhas" levam a concluir que "o arguido agiu em legítima defesa, uma vez que estava a ser agredido violentamente pela vítima".

A defesa explicou que, momentos antes de o arguido espetar a navalha no peito da vítima, estaria a "ser atacado com violência, com uma mangueira".

O advogado referiu ainda o facto de o arguido ter mais 12 anos do que a vítima, admitindo que "estaria em desvantagem em termos físicos", o que o levou, "numa situação de pânico, por estar a ser agredido, a agir instintivamente".

Além disso, referiu que o arguido "tem um filho de 18 meses, que gostaria de acompanhar no crescimento".

Na primeira sessão deste processo, o arguido havia confessado ter assassinado um homem, de 57 anos, depois de a vítima ter barrado a rampa de acesso à garagem de sua casa.

Na altura em que se confrontou com o carro a bloquear a saída, disse, apenas esvaziou alguns pneus. Mais tarde, encontrou a vítima a encher os pneus numa bomba de gasolina, local onde se deu o confronto.

O homicida defendeu que agiu em legítima defesa e que nunca lhe "passou pela cabeça magoar alguém".

A leitura do acórdão ficou marcada para o dia 14 de maio, às 14:00, no Tribunal de São João Novo, no Porto.

JYA // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.