Covid-19: Proteção Civil de Bragança preocupada com distâncias para realização de testes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Mogadouro, Bragança, 25 set 2020 (Lusa) - O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, mostrou-se hoje "preocupado" com as distâncias que os habitantes de freguesias como Poiares, Freixo de Espada à Cinta, têm de percorrer para a realização de testes de despiste à covid-19.

O responsável adiantou que esta preocupação é partilhada pela Unidade Local de Saúde, que o informou de que os testes à covid-19 vão voltar a ser efetuados nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito de Bragança.

Nesta semana, o presidente da Junta de Freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, reclamou uma unidade de testagem para a população desta aldeia do extremo sul do distrito de Bragança, onde atualmente existe um foco de covid-19 com 15 casos ativos.

"São cerca de 100 quilómetros para cada lado para se chegar a Macedo de Cavaleiros. E nestes 200 quilómetros de viagem a pessoa pode parar para, a título de exemplo, meter combustível assim haver a possibilidade de contágio", vincou à Lusa Filipe Portela, para quem "seria importante ter em Poiares uma unidade de testagem à covid-19", ainda que móvel.

Questionado sobre esta freguesia mas falando do território periférico do distrito de Bragança, Francisco Guimarães afirmou que "devido às distâncias a percorrer, as pessoas referenciadas para realização de testes de despistagem à doença não podem andar por aí à deriva e assim, eventualmente, não cumprirem com as orientações dadas pela saúde pública e potenciar a disseminação da infeção na comunidade".

O responsável disse que na última reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil foi informado pelo presidente da Unidade Local de Saúde do Nordeste de que os testes à covid-19, "iram ser retomados nos centros de saúde dos 12 concelhos do distrito de Bragança".

"Com o início desta testagem vão evitar-se grandes deslocações dos casos referenciados pelas autoridades de saúde para a realização dos testes nos centros que estão em funcionamento no distrito de Bragança, como são os casos de Macedo de Cavaleiros ou Mirandela", explicou

O também autarca de Mogadouro admitiu "que não está colocada de lado a realização de testes à população nos seus domicílios".

"O importante é que as pessoas que vão fazer teste covi-19 não tenham de efetuar grandes deslocações e acautelar a situações de quem não tem meios para se deslocar aos centros de testagem existentes no distrito", frisou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.936 mortos associados à covid-19 em 72.055 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.