Milheirós inaugura auditório renovado que será "referência municipal" da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 23 abr (lusa) - A freguesia de Milheirós de Poiares, no concelho da Feira, inaugura quinta-feira um centro cultural que, segundo o presidente da respetiva Junta, irá afirmar-se como "uma referência municipal em termos de salas de espetáculos".

Em declarações à Lusa, Daniel Henriques explica que em causa está a renovação do antigo Cineteatro S. Miguel, que, "existindo desde 1990, era um edifício com paredes e divisões, mas, na prática, já há muito deixara de corresponder ao que hoje se exige para um espetáculo de música ou teatro".

Agora, após uma requalificação de 325.000 euros, o presidente da Junta anuncia: "Milheirós vai ficar com um centro cultural com ótimas condições e, considerando que a única sala de espetáculos do concelho - que é o Cineteatro António Lamoso - está atualmente em obras, este novo equipamento vai extravasar as fronteiras da freguesia e tornar-se até uma referência municipal".

A mudança implicou revestimentos que garantem ao imóvel "uma excelente acústica para música, teatro e até dança", reforço da cafetaria com cozinha e copa e "camarins com melhores condições técnicas para os artistas".

A intervenção incluiu ainda a substituição de infraestruturas elétricas e de climatização, a criação de um foyer "que fica apto a acolher cafés-concerto e exposições" e a substituição da plateia do auditório, que até aqui era constituída por cadeiras que "estavam mesmo no fim da sua vida útil porque já tinham sido aproveitadas do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, quando tinham 20 anos".

Daniel Henriques defende, por isso, que o renovado auditório de 200 lugares do Centro Cultural de Milheirós de Poiares "está agora totalmente diferente" e acredita que, apesar dos atrasos na obra, a comunidade irá ficar satisfeita.

"A inauguração já chegou a estar prevista para outra altura e teve que ser cancelada, mas agora é para acontecer mesmo", garante o presidente da Junta.

As principais entidades que vinham dinamizando o Cineteatro S. Miguel eram sobretudo o Grupo Cénico "Os Velhos", a Associação Recreativa e Cultural Ritus, o Centro Social Dr. Crispim Borges Castro, as escolas da freguesia, a paróquia local e, mais recentemente, a instituição Abraçar Milheirós de Poiares.

O investimento na requalificação do novo Centro Cultural de Milheirós de Poiares foi financiado em 75% pelo Programa de Desenvolvimento Rural, mediante uma candidatura da ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrados das Terras de Santa Maria.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.