Governo autoriza obras da Metro do Porto no valor de 11 milhões de euros

Governo autoriza obras da Metro do Porto no valor de 11 milhões de euros
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Governo autorizou a Metro do Porto a efetuar obras de “melhoramento” no valor superior a 11 milhões de euros, encargo dividido pela empresa de transportes e pelo Fundo Ambiental, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).

Em causa estão obras que aguardam projeto, bem como empreitadas que terão de aguardar pela construção das novas linhas projetadas para a rede da Metro do Porto, especificou à Lusa fonte da empresa.

Na portaria publicada, que é assinada pelo ministro do Ambiente e pela secretária de Estado do Orçamento, lê-se que o Fundo Ambiental e a Metro do Porto estão autorizados a repartir “os encargos relativos a diversas obras de melhoramento”.

Quer ao Estado, quer à Metro do Porto caberá pagar cerca de 5,6 milhões de euros, o que totaliza uma verba global superior a 11 milhões.

Ainda este ano o Fundo Ambiental alocará, a estas obras, mais de 1,8 milhões de euros e a Metro do Porto montante igual. Em 2021, a verba a alocar por cada entidade é de 3,8 milhões.

A construção do edifício sede da Metro do Porto ou o ‘interface’ do Hospital de São João são algumas das obras elencadas.

Também a cobertura da estação da Senhora da Hora, em Matosinhos, ou o fecho do Poço das Camélias, na estação do Bolhão, são outras das empreitadas enumeradas na publicação em DR, que também refere a ligação da estação da Galiza ao hospital Centro Materno Infantil do Norte, uma obra associada à construção da futura Linha Rosa que ligará a Casa da Música à estação de São Bento.

A portaria menciona também a construção de uma esquadra para a PSP na estação da Trindade, projeto cujo objetivo é “criar um espaço dedicado à segurança nos transportes”, explicou fonte da Metro do Porto.

O espaço localizado em Guifões, concelho de Matosinhos, onde é feita a manutenção da frota de veículos da Metro do Porto também faz parte deste pacote de obras, estando previsto o melhoramento do parque fotovoltaico e a construção de um edifício.

Os mais de 11 milhões de euros servirão também para aquisição de novos equipamentos oficinais e visam o sistema de bilhética da Metro do Porto, bem como a renovação do parque de validadores e de máquinas de venda automática e outras intervenções ligadas à modificação de ‘layout’ das composições Eurotram.

Entre outros aspetos, são ainda mencionados melhoramentos na vigilância, comunicações rádio, gestão da obsolescência e sistemas informáticos e telefónicos e otimização e atualização de processos centralização, normalização e auditoria de processos.

O Fundo Ambiental custeará estes projetos “a título de apoio financeiro”, enquanto a Metro do Porto é descrita como “entidade responsável pela sua execução”.

A verba para este pacote de intervenções surge no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado em Conselho de Ministros.

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.