Programa de ajustamento português terá avaliação independente dentro de seis meses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - Os técnicos da 'troika' anunciaram hoje aos parceiros sociais que Portugal será alvo de uma avaliação independente ao programa de ajustamento dentro de seis meses.

O anúncio foi feito durante a reunião da 'troika' com os parceiros sociais, no âmbito da 12ª e última avaliação dos técnicos do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu ao programa de ajustamento português.

Será, de acordo com o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, uma espécie de "auditoria" ao programa português e que deverá ser encarada com "normalidade".

Segundo o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, a entidade independente será responsável por fazer uma avaliação de todo o programa de ajustamento, em termos de medidas, impacto e resultados.

Este não foi, no entanto o entendimento do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, que disse aos jornalistas, no final do encontro de cerca de duas horas e meia, lamentar que apesar das avaliações da 'troika' terminarem hoje e a saída do programa esteja próxima, Portugal continuará "a ter um polícia".

"Não sabemos qual a cara, mas sabemos que é independente, não conhecemos a farda, mas sabemos que ele estará aí", disse.

Já o presidente da UGT, Carlos Silva desvalorizou esta matéria, referindo que cabe aos portugueses e ao Governo português decidir o futuro do país.

"Não estou a ver como é que uma entidade externa possa vir condicionar as políticas do país", disse.

ICO // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.