Info

Transportes Metropolitanos de Lisboa foram aprovados e já têm número fiscal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 set 2020 (Lusa) - O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou hoje a constituição da empresa TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, que já tem número fiscal, e prevê enviar o processo ao Tribunal de Contas dentro de um mês, para formalização da empresa.

De acordo com o primeiro Secretário Metropolitano, Carlos Humberto, na reunião do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML), foi hoje dado "um passo de gigante" para que os autocarros na AML passem a circular todos com a mesma marca, com gestão da autoridade metropolitana de transportes.

"Dizer, para já, que o nome foi registado, o nome TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, já temos número fiscal e agora estamos na fase de formalizações várias para a constituição da empresa", disse.

Na reunião de hoje foi aprovada a formalização da empresa, nomeadamente o contrato de constituição, os estatutos e a viabilidade económico-financeira.

Foram também aprovados os contratos inter-administrativos de delegação e sub-delegação de competências dos municípios na TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa e o acordo de princípio para a aquisição da OTLIS, a entidade que gere o sistema de bilhética dos operadores de transportes.

"Estas deliberações precisam ser complementadas com outras que tomaremos mais ou menos daqui a um mês. (...) Estas deliberações todas são para enviar para o Tribunal de Contas, para o Tribunal de Contas validar e, só a partir daí, é que nós podemos dizer que temos a empresa", sublinhou.

Com a constituição da TML, os transportes rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa passarão a circular todos sob a mesma marca neste território, estando previsto que isso aconteça dentro de cerca de um ano.

A AML tem a decorrer um concurso para a concessão de quatro lotes de transporte a operadores rodoviários, no âmbito desta nova empresa, dois na margem norte e outros dois na margem sul.

O concurso já fechou os prazos para os concorrentes entregarem propostas e decorre até às 23:59 de sexta-feira o período de audiência aos interessados.

"Aquilo que nós podemos dizer é que temos concorrentes para todos os lotes, o valor para todos os lotes é inferior àquele que foi o valor base e que a idade média da frota no primeiro ano é, em todos os lotes, inferior a um ano, quando o que estava previsto era haver uma idade média da frota de oito anos", acrescentou Carlos Humberto.

RCS // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Recorde de infeções por Covid-19 em Portugal, 3.274 novos casos

Portugal regista hoje 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atualizado 22-10-2020 16:09

Proibido circular entre concelhos entre 30 outubro a 03 de novembro

A circulação entre concelhos do continente está proibida entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro, ou seja, durante o fim de semana correspondente ao Dia de Finados.

TAP: Companhia reduz capacidade em 72% e número de voos em 68% em setembro

A TAP reduziu a sua capacidade em 72% e o número de voos em 68% em setembro deste ano, face a igual período de 2019, afirma o presidente executivo da companhia, Ramiro Sequeira, numa mensagem enviada aos trabalhadores.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.