Mais de 20 idosos infetados por Covid-19 em lar ilegal de Gondomar vão para hospital

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os 24 idosos que testaram positivo à covid-19 e se mantêm no lar ilegal de Gondomar fechado coercivamente são hoje transferidos às 14:00 para o Hospital Fernando Pessoa, revelou à Lusa fonte da autarquia.

A operação será acompanhada pela Proteção Civil de Gondomar, bem como pela Polícia Municipal, Segurança Social e Delegação de Saúde local, estando previsto envolver quatro ambulâncias de transporte múltiplo e dez de socorro.

De acordo com fonte da câmara de Gondomar, no distrito do Porto, os idosos “mantém-se estáveis” e a transferência que “deverá demorar algumas horas”, começando às 14:00.

O Hospital Fernando Pessoa é uma unidade hospitalar privada localizada em Gondomar e os custos da operação serão assumidos “numa primeira fase” pela autarquia.

Em causa está o lar ilegal Paródias e Ternuras localizado em Valbom, concelho de Gondomar, onde foram detetados 24 casos covid-19 entre idosos e onde já se registaram duas mortes.

Somam-se mais oito casos de infeção de funcionários e o da diretora do lar, todos a fazer isolamento em casa.

Na quarta-feira, em declarações aos jornalistas, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins anunciou que este lar seria encerrado coercivamente.

"Foram repetidos os testes e apenas cinco [idosos] continuam a testar negativo. Também a proprietária, que era quem estava a gerir o lar, está infetada. Logo, o lar está sem gestão. Hoje de manhã [quarta-feira], a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu e foi decidido encerrar coercivamente o lar", informou.

O caso do lar ilegal foi tornado público a 15 de setembro, com 29 infetados, incluindo funcionários, e um morto, mas o cenário agravou-se e foi registada uma segunda morte.

Quanto aos cinco idosos que testaram negativo, foram transferidos quarta-feira à noite para uma residência sénior da Segurança Social de Vila Nova de Gaia.

"O espaço foi encerrado por falta de condições sanitárias e por falta de licença de utilização e não será permitido que volte a ter este tipo de solução”, frisou na quarta-feira Marco Martins.

De acordo com o autarca, “a Segurança Social já está a tratar também de uma alternativa para quando os utentes deixarem de estar positivos".

Marco Martins assegurou que irá imputar à direção do lar "as despesas de hospitalização dos utentes que serão assumidas pela autarquia".

E acrescentou: "está a ser compilada informação para ser remetida ao Ministério Público, até porque esta mesma proprietária, soubemos entretanto, viu a Segurança Social encerrar-lhe um outro lar na Maia, em 2013".

O lar foi hoje alvo de uma inspeção da Segurança Social e da Proteção Civil local a 18 de setembro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 971 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.928 em Portugal.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.