Portugal coloca dívida a 10 anos a um juro de 3,5752%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - Portugal colocou hoje 750 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a dez anos à taxa média de 3,5752%, segundo a Bloomberg, naquele que foi o primeiro leilão de dívida sem recurso a sindicato bancário desde 2011.

A taxa de juro da dívida de Portugal a dez anos no mercado secundário, que tem estado a descer ininterruptamente desde 11 de abril, estava hoje, cerca das 10:25 de Lisboa, a 3,653%, um mínimo desde fevereiro de 2006.

A procura neste leilão atingiu 2.603 milhões de euros, ou seja foi 3,47 vezes superior ao montante colocado.

No anterior leilão de OT a dez anos realizado a 9 de março de 2011, antes da chegada da 'troika' foram colocados 1.000 milhões de euros a uma taxa de juro média de 5,993% e a procura atingiu 1.598 milhões de euros.

O IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa, tinha anunciado para o leilão de hoje um montante indicativo entre 500 e 750 milhões de euros em títulos que vencem em fevereiro de 2024.

Depois da chegada da 'troika' (Fundo Monetário Europeu, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) a Portugal, o Tesouro realizou uma emissão a dez anos em maio de 2013, quando emitiu três mil milhões de euros a uma taxa de juro anual de 5,65%.

Já este ano, o IGCP fez um reforço dessa série de obrigações com maturidade até fevereiro de 2024 e fez uma nova colocação de três mil milhões de euros de dívida, a uma taxa de juro média de 5,112%.

No entanto, estas emissões foram sindicadas, ou seja, o Estado mandatou vários bancos para colocarem os títulos no mercado.

Assim, a emissão de hoje é a primeira sem recurso a sindicato bancário desde 2011, antes do memorando de entendimento acordado entre Portugal e a 'troika'.

No início de abril, o IGCP divulgou o plano de financiamento em que previa a realização de "um a dois leilões de obrigações do tesouro durante o segundo trimestre de 2014, sendo esperadas colocações de 500 a 750 milhões de euros por leilão".

No final de março, o presidente do instituto, Moreira Rato, disse no parlamento que a 'almofada financeira' prevista para 2014 é de sete mil milhões de euros, mas que espera conseguir uma reserva maior, afirmando que "o que pode fazer sentido" para este ano é ter "uma 'almofada' à volta de 10 mil milhões de euros".

MC (ND/IM) // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.