Covid-19: Governo britânico lança aplicação móvel com quatro meses de atraso

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 24 set 2020 (Lusa) - O governo britânico lançou hoje em Inglaterra e no País de Gales uma aplicação de rastreio para telemóvel destinada a ajudar no combate à pandemia covid-19, quatro meses após a data inicialmente planeada.

"Estamos num ponto crítico dos nossos esforços para controlar a propagação deste vírus. Com o aumento das taxas de infeção, devemos usar todas as ferramentas à nossa disposição para prevenir a transmissão, incluindo a tecnologia mais recente", afirmou o ministro da Saúde, Matt Hancock. 

Depois de tentar desenvolver a sua própria aplicação a nível nacional, entregando o desenvolvimento à unidade digital do serviço público de saúde (NHS), o Governo britânico recuou em meados de junho e abandonou o modelo de informação centralizada para adotar uma solução descentralizada privilegiada pelas plataformas Google e Apple, que dominam o mercado dos telemóveis 'smartphones'.

A NHS COVID-19, baseada na tecnologia 'bluetooth', alertará os utilizadores se eles passarem 15 minutos ou mais a dois metros de outro utilizador que posteriormente tenha testado positivo. 

A aplicação também facilita o registo junto de estabelecimentos como bares e restaurantes com os dados pessoais, que passou a ser obrigatório, através de um leitor de códigos QR, e vai providenciar informação sobre o nível de risco na respetiva área de residência.

Além de inglês, a aplicação está disponível em várias línguas, como árabe, gujarati, punjabi, mandarim, turco, urdu e romeno, estando em desenvolvimento também versões em somali e polaco, idiomas de algumas comunidades étnicas particularmente afetadas pela pandemia e a quem as autoridades consideram importante chegar. 

Irlanda do Norte e Escócia lançaram a sua própria aplicação no final de julho e início de setembro, respetivamente.

Christophe Fraser, professor da Universidade de Oxford e assessor científico do programa de rastreamento, disse ser "possível reduzir significativamente o número de casos de novo coronavírus, hospitalizações e mortes se apenas 15% da população descarregar a aplicação e seguir os conselhos de isolamento".

O Reino Unido é o país com maior número de mortos de covid-19 na Europa, 41.862 registados oficialmente até quarta-feira, embora o balanço real, incluindo os casos suspeitos atribuídos ao coronavírus, ultrapasse os 57 mil óbitos. 

Na quarta-feira, o ministério da Saúde contabilizou 6.178 novas infeções, um recorde diário desde 01 de maio.

Para evitar um novo confinamento, o primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciou na terça-feira restrições mais apertadas em Inglaterra, ao recomendar novamente o teletrabalho e impondo o encerramento às 22:00 horas de bares e restaurantes.

BM // FPA 

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.