Gaia quer fortalecer relação com munícipes nos 40 anos do 25 de abril

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 23 abr (Lusa) -- No ano em que se assinalam os 40 anos do 25 de Abril, a Câmara de Gaia aposta num programa variado que pretende envolver toda a comunidade e fortalecer a relação entre os munícipes e o poder local.

"A nossa opção foi concentrar em quatro dias de iniciativas, respostas a várias coisas [com] muitas iniciativas de rua, que impliquem uma grande adesão e envolvimento, pelo menos potencial, das pessoas", explicou à Lusa o autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

O presidente da Câmara de Gaia defende assim "a ideia de as pessoas usarem ativamente o espaço público", nomeadamente o Centro Cívico onde irão decorrer várias iniciativas, como a pintura, no dia 25, de um mural por artistas de Gaia, uma fanfarra e um concerto e, a 26 de abril, a atuação do grupo de gaita-de-foles da Cooperativa do Povo Portuense.

As iniciativas de rua serão complementadas com "algumas iniciativas de sala", nomeadamente com a apresentação logo na noite de 24 de abril no Auditório Municipal da peça de teatro "A Noite" interpretada pelo grupo Os Plebeus Avintenses.

Para encerrar as comemorações está marcada, para 26 de abril, uma conferência no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Raquel Varela, "uma das pessoas que mais tem contribuído para o debate sobre as políticas sociais em Portugal" e que "tem chamado a atenção para um conjunto de mitos, nomeadamente o da insustentabilidade do estado de providência e das políticas sociais".

A multiplicidade do programa pretende assim captar o máximo de público e envolver toda a comunidade nas comemorações para "que se lembrem dos ideais" e "conquistas de Abril" que estão "a ser depauperadas e amputadas pelas políticas que têm vindo a ser seguidas não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa".

"Mas ao mesmo tempo também, chamar as pessoas a uma relação mais próxima com o poder local [que] fala muito de proximidade mas depois tem poucos momentos e estratégias para a reforçar. Eu acho que o programa do 25 de abril é propício para isso", assinalou Vítor Rodrigues.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.