Exames: Nova data para provas de matemática é "aceitável" - CONFAP

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jun (Lusa) - O presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais considerou hoje "aceitável" a antecipação para dia 26 das provas finais de matemática do 6.º e 9.º anos, previstas para 27, dia de greve geral.

"Nós pretendíamos uma solução que minimizasse os danos e essa é uma das soluções possíveis", declarou à Agência Lusa Jorge Ascensão, ao tomar conhecimento da medida hoje anunciada pelo Ministério da Educação e Ciência.

Na opinião do presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), a opção tomada pelo MEC é "uma solução possível e aceitável", uma vez que assegura um intervalo de 5/6 dias relativamente ao exame seguinte, tendo a alteração de data sido anunciada com "alguma antecedência", o que também é positivo.

"À partida parece ser a melhor solução. É uma decisão que não choca", concluiu Jorge Ascensão, observando que nesta questão dos exames "tem-se andado atrás do prejuízo".

Tendo em atenção o prejuízo que a greve geral marcada para dia 27 poderia acarretar, o MEC antecipou as provas de matemática para dia 26, mantendo o mesmo horário para o início dos exames.

As centrais sindicais CGTP e UGT convocaram uma greve geral para 27 de junho, data para a qual estava prevista a primeira fase dos exames nacionais de Matemática para os alunos finalistas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, ou seja, do 6º e 9º anos, respetivamente.

No comunicado, o MEC justifica a decisão tomada de antecipar a data dos exames, dizendo que é a que "mais protege os alunos, que poderiam ser prejudicados quer pela impossibilidade de chegarem a horas em função dos transportes, quer pela ausência de professores e funcionários".

O ministério sublinha ainda que "a alteração de um calendário construído de forma extremamente precisa, como é o dos exames nacionais, acarreta sempre inconvenientes".

"No entanto, o MEC tudo fará para que estes sejam minimizados", garante a tutela.

FC/GC/IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).