Professores desfilam no Porto a 05 de outubro para exigir melhores condições laborais

Professores desfilam no Porto a 05 de outubro para exigir melhores condições laborais
| Política
Porto Canal com Lusa

A Fenprof está a organizar uma concentração e desfile de docentes no Porto para o Dia Mundial do Professor, a 05 de outubro, altura em que vão recordar as suas propostas para o próximo Orçamento do Estado.

Dentro de duas semanas, dirigentes, delegados e ativistas sindicais vão encontrar-se na Praça dos Leões às 14:30, desfilando até ao centro do Porto, onde planeiam “atapetar” a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade com as suas principais propostas para o Orçamento do Estado para 2021.

Esta foi a forma escolhida pela Fenprof para celebrar o Dia Mundial do Professor, garantindo que o evento será feito com as “indispensáveis medidas de segurança sanitária”, nomeadamente o distanciamento físico, redução de pessoas presentes e utilização de máscara e gel desinfetante.

Os professores vão colocar no chão um “tapete” composto por 32 faixas, ao longo de mais de meio quilómetro, que irá lembrar algumas das preocupações dos docentes, que este ano foram agravadas pela pandemia de covid-19.

Para a Fenprof é preciso contrariar a tendência que se tem registado nos últimos anos de a profissão estar a perder professores e não estar a ganhar novos candidatos.

O envelhecimento da profissão docente só pode ser combatido se esta for uma profissão atrativa, considera a Fenprof, defendendo que é preciso melhorar as condições de trabalho e acabar com a precariedade em que vivem milhares de docentes.

O desfile marcado para 05 de outubro acontece poucos dias antes da apresentação da proposta de Orçamento do Estado à Assembleia da República, e por isso a Fenprof pede para que o diploma contemple medidas que valorizem a carreira docente, garanta a estabilidade do emprego e melhore as condições de aposentação.

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.