Câmara de Matosinhos entende não ter de indemnizar o promotor de hotel embargado

Câmara de Matosinhos entende não ter de indemnizar o promotor de hotel embargado
| Norte
Porto Canal com Lusa

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos considerou hoje não ter de indemnizar em 19 milhões de euros o promotor de um hotel, cuja obra foi embargada, porque cumpriu “escrupulosamente” as decisões do Ministério do Ambiente.

“A questão central é saber se a parcela onde estava a ser construído o hotel está ou não incluída na Reserva Ecológica Nacional [REN]. Numa primeira fase, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte [CCDR-N] disse que a parcela não estava na REN, emitindo parecer favorável à obra, mas mais tarde, após um inquérito da tutela, veio dizer que estava”, afirmou Luísa Salgueiro, durante a reunião pública do executivo municipal, e depois de questionada sobre este assunto pelo vereador independente António Parada.

A 01 de setembro, a autarca socialista revelou, igualmente em reunião de câmara, que o promotor de um hotel numa praia em Matosinhos, no distrito do Porto, avançou com uma ação em tribunal a contestar o embargo da obra e, entre diferentes cenários, está um pedido de indemnização de 19 milhões de euros.

“Reivindica [o promotor] retomar a construção do hotel e, se não for possível, quer uma indemnização de 19 milhões de euros”, anunciou, na altura.

Hoje, Luísa Salgueiro reafirmou que a câmara está a elaborar a contestação à ação cível, e não de responsabilidade penal, interposta pelo promotor e que tem como réus o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e o seu ministério, assim como a Câmara Municipal de Matosinhos e a própria.

“A câmara não tem responsabilidade nenhuma nessa indemnização, quem tem é a entidade que disse que a parcela estava e depois não estava na REN”, frisou.

A autarca reforçou que cumpriu “escrupulosamente” as decisões da entidade que tutela a REN porque não tem qualquer competência para intervir sobre a mesma.

Antes de licenciar a obra, a autarquia ouviu as entidades competentes, que deram parecer favorável, mas passado uns tempos o Ministério do Ambiente determinou a abertura de um inquérito que concluiu que a parcela em causa fazia parte da REN, levando a mesma a considerar o licenciamento nulo, explicou.

“A mesma entidade que nos deu garantias que estava [parcela] excluída da REN foi a mesma que, mais tarde, nos veio dizer que estava na REN”, vincou.

Em março, o Ministério do Ambiente declarou nulo o licenciamento do empreendimento.

A tutela revelava ter homologado o relatório que determinou a suspensão imediata da construção do hotel e a reposição das "condições originais do terreno".

Na altura, e numa resposta escrita enviada à Lusa, o Ministério, liderado por Matos Fernandes, afirmou que o relatório de averiguação ao processo "concluiu que o terreno de construção está incluído na REN" e que, "para ser excluído da REN, deveria ter sido elaborado um Plano de Urbanização, o que não aconteceu".

Dias depois, a câmara anunciava ter anulado o licenciamento de construção do hotel e embargado a obra.

O município notificou ainda o promotor para parar os trabalhos e repor o terreno na situação original.

Já a 13 de abril foi tornado público que o Ministério da Economia retirou o título de utilidade turística ao hotel que estava a ser construído.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.