Passos garante que decisão sobre saída do resgate será anunciada após 12.ª avaliação e antes de 5 de Maio

Passos garante que decisão sobre saída do resgate será anunciada após 12.ª avaliação e antes de 5 de Maio
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o Governo português anunciará a sua decisão sobre a saída do atual programa de resgate após a 12.ª avaliação, atualmente em curso, e antes de 5 de maio.

Durante uma conferência promovida pelo jornal Diário Económico, realizada num hotel de Lisboa, Pedro Passos Coelho referiu que o executivo PSD/CDS-PP está, de forma "tranquila e confiante", e com "conforto financeiro", a ponderar "os prós e os contras" de requerer ou não uma linha cautelar.

"Nós comunicaremos [a decisão] aos portugueses e aos nossos parceiros europeus antes da reunião do Eurogrupo", acrescentou. "Será antes de dia 5 de maio", precisou, depois de considerar que o Governo só deve falar deste assunto quando estiver "concluída a última avaliação" ao programa de resgate a Portugal.

O primeiro-ministro declarou não querer, "nesta fase, alimentar nenhuma especulação sobre a decisão do próprio Governo", apontando, desde logo, uma razão de natureza formal.

"Nós não concluímos ainda sequer a 12.ª avaliação. Costuma-se dizer que não devemos esfolar um coelho antes de o caçar, e eu que estou aqui, que sou coelho, não gostaria de ser caçado antes de poder dizer: nós concluímos todos os exercícios do programa de ajustamento. Falaremos da saída do programa quando o relatório da última avaliação estiver em cima da mesa", disse.

"Nós precisamos de ver com serenidade o resultado da última avaliação, até porque ela tenderá a ser uma avaliação mais global. Julgo que devemos aguardar a conclusão, portanto, desta 12.ª avaliação", reforçou.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.