Covid-19: Novo recorde de casos de infeção no Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 22 set 2020 (Lusa) -- Os novos casos de contágio de covid-19 atingiram mais um recorde no Irão, com 3.712 infetados nas últimas 24 horas, indicam os dados oficiais divulgados hoje.

O anterior recorde de casos num dia ocorreu a 4 de junho, quando foram registados 3.574 infetados.

"Constatamos um aumento dos casos confirmados e das hospitalizações diárias na maioria das nossas províncias", lamentou a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

Lari lamentou igualmente que "o índice de cumprimento das normas de saúde e do uso de máscara esteja a diminuir" no país.

Na segunda-feira, o líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, instou os seus compatriotas a respeitarem as regras de higiene decretadas pelas autoridades, acusando essencialmente os iranianos de enfrentarem levianamente a ameaça do novo coronavírus.

O Irão registou o primeiro caso de covid-19 em fevereiro e é de longe o país mais afetado pela pandemia no Médio Oriente.

Lari disse que o país conta com 24.656 mortos de um total de 429.193 contaminados com o novo coronavírus.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro na China, já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência France-Presse.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.