Deputados do PSD/Porto "preocupados" com futuro do aeroporto Sá Carneiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 abr (Lusa) - Os deputados do PSD eleitos pelo Porto estão "preocupados" com o futuro do aeroporto Sá Carneiro por este estar "dependente" de companhias "low cost" que "têm uma natureza volátil", disse hoje fonte do partido após reunião com a TAP.

"Saímos preocupados com o futuro do aeroporto Francisco Sá Carneiro porque efetivamente a TAP [Transportadora Aérea Nacional] não tem projetos concretos e o aumento da sua operação estará sempre dependente do seu fluxo. Registamos a dependência que neste momento o aeroporto vai manter em relação às 'low cost' [companhias de baixo custo]", disse à Lusa o deputado Virgílio Macedo.

O também líder da distrital do PSD/Porto contou ter reunido hoje em Lisboa com o conselho de administração da TAP, junto do qual os deputados do PSD quiseram saber quais os projetos de expansão desta empresa para o aeroporto Sá Carneiro, tendo retirado dessa reunião que "não existe uma estratégia específica" para o Porto.

"Achamos importante para a região que seja feita uma maior aposta na diversificação de oferta e aposta em outras companhias de bandeira como é aliás a TAP. Saímos conscientes de que embora exista atenção por parte da TAP sobre a operação no Porto, não existe neste momento qualquer plano especial", revelou Virgílio Macedo.

Segundo o deputado, a TAP disse "claramente" que a sua visão "se prende com objetivos de maximizar a rentabilidade da empresa", sendo o objetivo principal "o aumento do volume de tráfego sobretudo em Lisboa, no sentido de obter economia de escala através de Lisboa".

"Quanto ao desenvolvimento do Porto, estará sempre dependente do aumento do tráfego e da procura. A TAP diz que efetua oferta mas desde que exista procura", referiu o social-democrata.

Virgílio Macedo vincou que as empresas 'low cost' têm uma natureza "volátil", querendo alertar para o "possível esvaziamento" do Francisco Sá Carneiro caso estas companhias decidam retirar este aeroporto da sua rota.

Os deputados do PSD mostraram, ainda, preocupações com as tarifas praticadas entre o Porto e Lisboa, tendo recolhido, segundo afirmou Macedo à Lusa, a garantia da TAP de que "está atenta aos tarifários praticados pelo mercado e que se vai ajustar sempre ao mercado em termos de preçário".

O líder da distrital PSD/Porto afirmou estar "apesar de tudo confiante" naquilo que a ANA [Aeroportos de Portugal, empresa que gere o aeroporto Francisco Sá Carneiro] poderá fazer e saberá rentabilizar".

Virgílio Macedo garantiu, por fim, que os deputados do Porto vão estar "atentos" aos apoios dados pela Turismo de Portugal aos diversos destinos do país para que o Porto "não saia prejudicado".

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.