Crato compromete-se a preservar autonomia das universidades fundação

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 22 abr (Lusa) - O ministro da Educação, Ciência e Ensino Superior, Nuno Crato, assumiu hoje o compromisso de não pôr em causa a autonomia das universidades que optaram pelo estatuto de fundações.

O ministro afirmou que, apesar de o país ter vivido nos últimos três anos "a maior crise económica e financeira da História recente, as instituições de ensino superior souberam reagir à crise: as receitas próprias aumentaram, os 'rankings' da competitividade subiram e os números deste ano mostram uma grande melhoria na captação de fundos" europeus.

"A qualidade das universidades portuguesas aumentou", conclui Nuno Crato, atribuindo nessa evolução um importante papel à "autonomia [universitária] ainda imperfeita", que deseja ver aumentada.

"Gostaria de transmitir o nosso compromisso de que não está em causa a autonomia do regime fundacional, mas apenas em discussão qual a melhor estrutura jurídica para garantir que essa autonomia fundacional não dependa, ano a ano, da Lei do Orçamento do Estado", declarou.

Nuno Crato respondia às preocupações manifestadas no discurso de posse pelo reitor reeleito da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, a propósito da "aparente incerteza" que paira sobre as alterações ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e a manutenção do regime fundacional.

"Consideramos que é essencial preservar na Lei este Estatuto [fundacional], detido por três instituições [Porto, ISCTE e Aveiro], que o querem manter, e desejado por mais duas, Minho que há muito o solicitou, e a Nova de Lisboa, cujo reitor já anunciou a intenção de a ele aderir", sublinhou Manuel Assunção.

O reitor havia considerado que o estatuto de fundação "é o que mais se adequa à necessidade de garantir maior poder de intervenção às instituições, no jogo à escala global onde têm de atuar".

É que, nos quatro anos em que a Universidade de Aveiro fez a passagem para o regime fundacional, viveu em clima de contenção financeira e de gestão controlada de recursos humanos, mas fechou contas com resultado líquido positivo, demonstrando capacidade para a obtenção de receitas próprias que permitiu "colmatar a continuada redução efetiva das dotações do Orçamento do Estado".

Houve, contudo, consequências do aperto (mais de 30% das despesas de funcionamento sem incluir salários), como seja a degradação do Campus Universitário onde se destacam projetos de grandes nomes da arquitetura portuguesa e imposição de regras de gestão financeira e orçamental, cuja razoabilidade Manuel Assunção diz não ver.

Deu como exemplos a fixação de fundos mês a mês, com obrigações de reporte exageradas que consomem tempo e recursos, mas também restrições a despesas com cobertura orçamental por receitas próprias, mesmo que provenientes de privados, ou ainda a imposição de realizar 75% das aplicações financeiras no Tesouro, o que inibe o mecenato.

MSO // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.