Câmara de Vila Real de Santo António com PAEL aprovado

| País
Porto Canal / Agências

Vila Real de Santo António, 22 abr (Lusa) -- A candidatura da Câmara de Vila Real de Santo António a um financiamento de 25,6 milhões de euros do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) obteve aprovação do Tribunal de Contas, anunciou hoje o município.

Paralelamente, foram também assinados os contratos de empréstimo, num "valor aproximado de 33,3 milhões de euros", entre o município e "um sindicato bancário (composto por sete instituições de crédito)", para "aplicação o plano de ajustamento financeiro do município de Vila Real de Santo António", acrescentou a câmara algarvia.

"Está finalmente cumprido um dos principais objetivos deste executivo que era regularizar e normalizar a situação económico-financeira da autarquia, consolidando o passivo e conferindo mais estabilidade à gestão", considerou o presidente da autarquia, Luís Gomes, citado no comunicado do município que anunciou a aprovação do PAEL pelo Tribunal de Contas.

Estas verbas vão permitir, segundo o município, "saldar as dívidas vencidas há mais de 90 dias e registadas até 31 de março de 2012" e as "dívidas com data de fatura até 31 de dezembro de 2012".

"Com este financiamento, honraremos uma importante fatia dos compromissos há muito assumidos e permitiremos a efetiva estabilidade financeira do nosso concelho", referiu ainda o autarca, destacando que entre os credores estão empresas locais e o pagamento dessas dívidas "injeta liquidez na economia" do concelho.

A Câmara de Vila Real de Santo António sublinhou que o "plano de ajustamento contempla um programa de reequilíbrio financeiro, com um prazo de 20 anos, o que permitirá a reconversão da dívida a curto prazo em dívida a longo prazo, estabilizando as contas municipais e aliviando a tesouraria" municipal.

A autarquia destacou também que tem em vigor um Plano de Contenção Financeira, que "permitiu uma poupança superior a 10 milhões de euros" nos últimos dois anos, através da "aplicação de uma centena de medidas" de contenção orçamental e racionalização de custos "transversais a todas as divisões e setores da atividade".

A Câmara de Vila Real de Santo António aguardava o visto do Tribunal de Contas para receber as verbas ao abrigo do PAEL desde 27 de março de 2013, data em que foi publicada em Diário da República a aprovação desse apoio pelo Governo.

A candidatura da Câmara de Vila Real de Santo António ao PAEL foi anunciada pelo município a 25 de outubro de 2012 e tinha por objetivo obter um empréstimo de cerca de 25 milhões de euros, destinado a cobrir dívidas de curto prazo e injetar liquidez na tesouraria.

O PAEL foi criado num memorando celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para dar resposta às dificuldades financeiras das câmaras municipais.

MHC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.