Teste inovador à Covid-19 através da saliva e com resultados rápidos em fase de experiência na CESPU

| Norte
Porto Canal

A CESPU está a desenvolver um teste inovador à Covid-19 que, a ser aprovado, permitirá perceber através da saliva e em cerca de duas ou três horas se há ou não infeção por novo coronavírus. A experiência deste teste inovador encontra-se em fase final de teste, adianta Fernando Ferreira, Presidente da Assembleia Geral da CESPU, esta segunda-feira, ao Porto Canal.

De acordo com Fernando Ferreira, o novo teste "espera confirmação do Instituto Ricardo Jorge e entidades competentes e teóricamente poderá ser comercializado em farmácias, dependendo da opção que for viável".

A CESPU contou esta segunda-feira com a visita de José Luís Carneiro, Secretário-Geral Adjunto, que afirma que este teste inovador "é uma experiência que está a ser desenvolvida por cinco investigadores coordenados pelo médico Fernando Ferreira" e salienta que "o trabalho que está a ser desenvolvido é muito relevante e ao ser validado e certificado permitirá não apenas dar uma resposta mais célere à realização dos testes no nosso país, como eventualmente pode ser transposto para a vida internacional".

Tanto a CESPU como José Luís Carneiro não avançaram datas para a conclusão da aprovação dos testes, mas indicam que esperam que o mesmo possa ser útil ainda nesta fase aguda da pandemia.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.