Covid-19: Bolsas europeias em forte baixa com medo da imposição de novas restrições

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set 2020 (Lusa) -- As principais bolsas europeias estavam hoje em forte baixa a meio da sessão, com os investidores a temerem a imposição de novas restrições com efeitos na economia devido ao crescente aumento de contágios por covid-19.

Cerca das 12:10 em Lisboa, o EuroStoxx 600 descia 2,81% para 358,34 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 3,45%, 3,22% e 3,29%, assim como as de Madrid e Milão, que se desvalorizavam 3,36% e 3,25%, respetivamente.

Depois de ter aberto em baixa, a bolsa de Lisboa também acentuava a tendência e, cerca das 12:10, o principal índice, o PSI20, caía 2,07% para 4.164,45 pontos.

Os investidores estão pendentes da resposta do Governo britânico do primeiro-ministro conservador, Boris Johnson, ao aumento dos casos de covid-19 no Reino Unido, que no domingo aumentaram em 3.899 para um total de 394.257, com 41.777 mortes registadas até à data.

No mercado de matérias-primas, o preço do petróleo Brent para entrega em novembro também caiu hoje 1,72% no mercado de futuros de Londres para 42,40 dólares, devido ao receio de que parte considerável da oferta de petróleo da Líbia regresse em breve ao mercado.

Mas a estagnação da recuperação económica mundial e o medo de que o aumento de pessoas contagiadas por covid-19 provoque mais confinamentos nos diversos países e, portanto, afete a procura de petróleo, também está a influenciar o preço do Brent, de referência na Europa, de acordo com os especialistas.

Tal como o Brent, do outro lado do Atlântico, os futuros de petróleo do WTI (West Texas Intermediate) dos Estados Unidos desceram 2,06% para 40,47 dólares por barril.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.