Polícia moçambicana culpa grupo dissidente da Renamo por ataque a autocarros

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beira, Moçambique, 21 set 2020 (Lusa) - A Polícia moçambicana atribuiu hoje a um grupo dissidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) o ataque que matou no domingo duas pessoas e feriu outras oito junto à principal estrada (EN1) que atravessa o país.

O ataque no centro de Moçambique que visou cinco veículos, quatro autocarros e uma carrinha ligeira de passageiros, pelas 07:20 (06:20 de Lisboa), ocorreu no povoado de Mucombezi, entre os distritos de Nhamatanda e Gorongosa (Sofala), disse à Lusa, Daniel Macuacua, porta-voz da corporação.

Os atacantes posicionados junto à via, prosseguiu, dispararam uma rajada de tiros de armas do tipo AKM contra as viaturas, matando no local um passageiro e ferindo outro nove. 

Uma segunda vítima mortal foi confirmada à Lusa por uma fonte médica Hospital Provincial de Chimoio (HPC), para onde tinha sido conduzida.

A Polícia "continua no terreno a efetuar trabalho de perseguição para a neutralização destes infratores", acrescentou o porta-voz.

Os autocarros foram alvejados na mesma zona da EN1 onde na quinta-feira outros dois ataques atingiram dois autocarros, provocando, na altura, sete feridos, três dos quais em estado grave.

Uma terceira viatura foi atacada no mesmo dia mais a sul de Sofala, na zona do rio Gorongosa, no troço Save-Muxúnguè, no distrito de Chibabava, junto à EN1.

Os ataques surgem na sequência de outros em estradas e povoações das províncias de Manica e Sofala, por onde deambulam guerrilheiros dissidentes da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo, principal partido da oposição), liderados por Mariano Nhongo, da autoproclamada Junta Militar da Renamo.

AYAC/JYJE // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.