SEF deteve homem suspeito de tráfico de seres humanos no aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set 2020 (Lusa) -- O SEF deteve um homem suspeito de tráfico de seres humanos, após ter chegado ao aeroporto de Lisboa num voo de Bissau acompanhado por uma menor de 5 anos, indicou hoje aquele serviço de segurança.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)avança que a detenção ocorreu no domingo no aeroporto de Lisboa e o homem é também suspeito dos crimes de auxílio à imigração ilegal e uso de documento alheio, além do tráfico de seres humanos.

O SEF indica que o detido, proveniente de um voo de Bissau, estava acompanhado de uma menor de 5 anos que identificou como sendo sua filha, alegando que regressava à Bélgica, local onde reside.

No entanto, explica aquele serviço de segurança, os inspetores do SEF detetaram, durante o habitual controlo de fronteira, que o documento da criança levantava suspeitas, pelo que foi solicitada a colaboração da Unidade de Identificação e Peritagem Documental do SEF.

A nota precisa que, pós análise detalhada, se confirmou que se tratava de um documento alheio.

Aquele serviço de segurança sublinha que, depois de realizada revista pessoal e à bagagem de porão, foi também detetada diversa documentação de terceiros, nomeadamente assentos de nascimento, certificados de residência, passaportes, uma declaração manuscrita de venda de um passaporte francês no valor de mil euros e vários registos de transferências bancárias.

O SEF realça que todos os documentos indiciam fraude documental.

A menor foi encaminhada pelo SEF para as Equipas Multidisciplinares da Segurança Social e, posteriormente, instalada em casa segura e o detido vai ser hoje presente a tribunal para eventual aplicação das medidas de coação.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.