Empresas públicas com capital próprio equivalente a apenas 10% do total de activos - BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- O capital próprio das empresas públicas representava, em 2013, apenas 10% do total de ativos destas, enquanto nas empresas privadas esse valor era de quase de 40%, segundo a informação hoje divulgada pelo Banco de Portugal.

A instituição liderada por Carlos Costa avançou hoje que as empresas, em Portugal, financiam-se sobretudo através de capital próprio e de empréstimos, sendo que as privadas têm muito maior peso de capital próprio do que as empresas públicas.

Por setor de atividade, "as 'sociedades gestoras de participações sociais' exibiram a autonomia financeira mais elevada, continuando a ser superior a 50%. Por oposição, os setores da 'construção' e dos 'transportes e armazenagem' apresentaram a autonomia financeira mais reduzida (na ordem dos 20%)", disse hoje em comunicado o Banco de Portugal, referindo-se aos primeiros resultados de 2013 das estatísticas da Central de Balanços do Banco de Portugal, acrescentando que, por dimensão, a estrutura de financiamento é semelhante entre Pequenas e Médias Empresas (PME) e grandes empresas.

Quanto aos custos de financiamento, que o Banco de Portugal mede pelo rácio entre os juros suportados pelas empresas e os financiamentos obtidos, em 2013 esse custo diminuiu face ao ano anterior (4% face a 4,2%), numa redução "registada quer para as 'empresas públicas', quer para as 'empresas privadas'".

Já por dimensão, o custo do financiamento diminuiu nas PME, enquanto nas grandes empresas ficou praticamente inalterado.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.