Açores: Catarina Martins diz que BE é a oposição que "pode fazer a diferença"

| Política
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 20 set 2020 (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou hoje que o partido é a "oposição consistente" nos Açores que "pode fazer a diferença" nas eleições regionais marcadas para 25 de outubro.

O Bloco da região, "pela sua consistência, preparação" e por "não faltar" às "lutas", é a "força política que pode também fazer a diferença" nas eleições de 25 de outubro, considerou a bloquista, falando em Ponta Delgada, na sessão de encerramento da Conferência Eleitoral do partido com vista ao sufrágio nos Açores.

Para Catarina Martins, 24 anos de maioria absoluta do PS nos Açores "trouxeram crescimento do PIB, sim, mas a pobreza tem aumentado", e há "negócios de milhões que não servem" quem na região "vive e trabalha".

A administração pública, advogou, é um "braço do PS", em que ter ou não "cartão partidário" determina "quem tem emprego".

"Isso é um atentado à democracia contra o qual lutamos", considerou, antes de elencar prioridades em áreas como saúde, habitação ou direitos laborais.

E prosseguiu: "O BE é feito de todas as lutas e todas estas lutas se juntam".

As eleições regionais nos Açores decorrem em 25 de outubro, concorrendo o Bloco a todos os círculos eleitorais: nove de ilha e um pela compensação.

O PS governa os Açores há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.

PPF // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.