Mais 14 sarcófagos descobertos na necróple de Saqqara, no Egito

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 20 set 2020 (Lusa) -- As autoridades egípcias anunciaram hoje a descoberta no fundo de um poço da necrópole de Saqqara, sudoeste do Cairo, 14 novos sarcófagos com cerca de 2.500 anos.

Esta nova descoberta, feita na sexta-feira, soma-se à de outros 13 sarcófagos no mesmo local há cerca de uma semana, disse o ministério das Antiguidades em comunicado.

Saqqara, que fica a 25 quilómetros a sul das pirâmides do planalto de Gizé, é uma vasta necrópole que abriga a famosa pirâmide do faraó Djoser, a primeira da era faraónica.

Este monumento, construído por volta de 2.700 antes de Cristo, po Imhotep, é considerado um dos mais antigos da superfície do globo.

As imagens dos sarcófagos bem preservados mostram padrões de castanho e azul, bem como vários sinais hieroglíficos.

Durante vários anos, as autoridades egípcias anunciaram regularmente descobertas arqueológicas, com o objetivo, entre outras coisas, de reavivar o turismo.

A participação do turismo na receita do país foi prejudicada pela instabilidade política e pelos ataques que se seguiram à revolução de 2011 que tirou Hosni Mubarak do poder e, mais recentemente, pela epidemia do novo coronavírus.

RCP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.