FC Porto perde frente ao Elverum por 28-30 no início da participação na Liga dos Campeões

FC Porto perde frente ao Elverum por 28-30 no início da participação na Liga dos Campeões
fcporto.pt
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto até começou bem, saiu para o intervalo com quatro tentos de vantagem sobre o campeão norueguês, porém, uma segunda parte em que os detentores do título nacional estiveram irreconhecíveis, acabou por custar dois pontos no arranque da Liga dos Campeões europeus de andebol. Num Dragão Arena à porta fechada, os comandados de Magnus Andersson foram derrotados pelo Elverum por 28-30 e aumentara a responsabilidade para a receção ao Meshkov Brest, na segunda jornada da “Champions”, agendada para o próximo dia 23.

O tempo inaugural começou por ser pautado pelo equilíbrio. Ambas as equipas se apresentaram em bom nível, tendo em conta que se disputava a jornada de abertura da prova rainha do andebol europeu. Somente nos últimos dez minutos do primeiro tempo o FC Porto conseguiu impor alguma superioridade, ao lançar o já famoso ataque em sete contra seis que cavou vantagens inéditas de dois, três e, finalmente, quatro golos. Apesar de estar em campo o nome mais sonante do Elverum (Luc Abalo), o destaque foi todo para a outra ponta. À ida para as cabines, Alexander Blonz já levava cinco remates certeiros e, a par do guardião Thorsten Fries (8 defesas) era o abono da família norueguesa. No conjunto da casa ia valendo o jogo de equipa e o poderio coletivo, assente na solidez defensiva e na superioridade numérica ofensiva.

O descanso fez muito bem ao Elverum, que voltou revigorado dos balneários do Dragão Arena e anulou a desvantagem de quatro golos com que havia saído para o intervalo. A reação norueguesa ia sendo liderada, novamente, pelo ponta direito Alexander Blonz. Em pouco mais de dezoito minutos da etapa complementar, os visitantes marcaram tantos golos (12) como haviam feito em todo o primeiro tempo. Já o FC Porto somava apenas mais meia dúzia. Esta sequência negativa - aliada às sucessivas exclusões impostas pela equipa de arbitragem - inverteu por completo a toada da contenda e deixou o coletivo portista a correr atrás de um atraso que chegou a ser de cinco golos. O parcial dos derradeiros trinta minutos fala por si só: 12-18. É caso para se dizer que os azuis e brancos sentiram muito a falta da paixão dos seus adeptos que cria ambientes únicos no Dragão Arena.

“Acho que não jogámos bem na primeira parte, apesar do resultado de 16-12. Na segunda parte todos viram o que aconteceu, jogámos terrivelmente. Claro que os nossos erros defensivos ajudaram, e muito, o Elverum, mas jogámos quase oito minutos com menos um jogador. Perdemos tudo o que tínhamos feito na segunda parte e não foi só no ataque. Penso que foi a pior segunda parte que fizemos desde que estou no FC Porto, foi um péssimo andebol. É muito difícil jogar tantos minutos com exclusões, em inferioridade numérica. Sabíamos como eles iam jogar mas não estivemos em campo hoje. O espírito lutador esteve lá mas perdemo-lo na segunda parte. Não estou nada satisfeito com isso. Sabemos que podemos ganhar a todos os adversários mas eles hoje mereceram ganhar, porque lutaram mais. Fizemos muitas coisas estúpidas na defesa e no ataque. Ainda tivemos algumas boas oportunidades para recuperar, mas falhámos sempre. Não estou satisfeito com a forma como jogámos e, claro, com o resultado", declarou Magnus Andersson após o apito final.

Os andebolistas azuis e brancos voltam a entrar em campo para enfrentar a ADA Maia, no próximo domingo, a partir das 17 horas. A partida, que terá lugar no Pavilhão Municipal da Maia, será transmitida em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ELVERUM HANDBALL, 28-30
Liga dos Campeões, Grupo A, 1.ª jornada
17 de setembro de 2020
Dragão Arena, Porto

Árbitros: Stevann Pichon e Laurent Reveret (França)

FC PORTO: Alfredo Quintana e Nikola Mitrevski (g.r.); Victor Iturriza (5), Manuel Spath, Miguel Martins (3), Djibril Mbengue (3), Rui Silva (5), Daymaro Salina, Ivan Sliskovic (1), Leonel Fernandes, Diogo Branquinho (1), Diogo Silva, António Areia (5), André Gomes (2), Miguel Alves e Fábio Magalhães (3)
Treinador: Magnus Andersson

ELVERUM HANDBALL: Thorsten Fries e Emil Imsgard (g.r.); Christopher Hedberg, Ramus Boysen, Simmen Schonningsen (1), Simmen Pettersen (3), Johan Fingren (2), Tobias Grondahl (1), Luc Abalo (3), Endre Langnaas (3), William Nygaard, Dominik Mathe (4), Soren Tau Sorensen, Thomas Solstad (1), Josef Pujol (3) e Alexander Blonz (10)
Treinador: Borge Lund

Ao intervalo: 16-12

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.