Autarca de Belmonte considera encerramento das finanças um acto "quase criminoso"

| Norte
Porto Canal / Agências

Belmonte, 22 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Belmonte classificou hoje o eventual encerramento das finanças como "irresponsável" e "quase criminoso" e garantiu que o município oferecerá as instalações para acolher aquele serviço e evitar que encerre.

"Estou manifestamente contra e acho que é irresponsável. Mais, atrevo-me a dizer, quase criminoso, porque estão a dificultar ainda mais a vida às pessoas, designadamente aos nossos idosos", sublinhou.

António Dias Rocha (PS) também criticou os prazos (31 de maio) dentro dos quais o Governo pretende realizar os encerramentos e sublinhou que são "curtos".

"Estou disponível para arranjar instalações próprias do município e já estamos a fazer obras num espaço, mas até para isso é preciso tempo. Não se pode simplesmente chegar e dizer que se vão fechar as instalações em menos de um mês", defendeu.

O autarca alertou para o facto de "todas as medidas que envolvem encerramentos de serviços públicos" estarem a contribuir para "acentuar ainda mais a já muito baixa densidade populacional" de concelhos como o de Belmonte.

"Somos um concelho com elevado índice de envelhecimento e este Governo, ao tomar estas medidas, não está a cumprir as obrigações que tem com a população. Está, isso sim, a ser irresponsável, porque está a fazer com que os idosos passem a viver pior", assegurou.

De acordo com o memorando de políticas económicas e financeiras que acompanha o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a 11.ª avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), tornado público na segunda-feira, o executivo escreve que pretende "estabelecer até ao final de 2014 um departamento dedicado aos serviços do contribuinte", para "unificar a maioria dos serviços" e "melhorar a relação [dos contribuintes] com a administração" fiscal.

"Como parte desta reorganização, 50% das repartições locais de finanças vão ser encerradas até ao final de maio de 2014", lê-se no mesmo documento.

A lista final das repartições incluídas não é conhecida, mas Belmonte integrava a lista que foi divulgada em 2013.

CYC (ND) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.