Info

Águas de Portugal conclui cessão de 41,7 ME de dívida de municípios ao BEI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 set 2020 (Lusa) -- O Grupo Águas de Portugal (AdP) finalizou uma operação de cessão de créditos ao Banco Europeu de Investimentos (BEI) no valor de 41,7 milhões de euros, respeitante a dívidas de municípios a empresas do grupo, foi hoje anunciado.

A operação, que ficou concluída em 15 de setembro, envolve 18 municípios e as empresas Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas do Vale do Tejo e Águas Públicas do Alentejo, esclarece o grupo, em comunicado enviado à Lusa.

O valor global de 41,7 milhões de euros diz respeito a dívidas de municípios a empresas do grupo que se encontravam tituladas por acordos de regularização celebrados em 2019.

A AdP refere que, com esta operação finalizada, a dívida de clientes do grupo reduz-se em cerca de 11% e permite a obtenção de verbas para investir em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento.

Aqueles investimentos, acrescenta, vão permitir aumentar a produção própria de energia 100% renovável, prevista no Programa Zero que está em curso e visa atingir a neutralidade energética em 2030.

Os benefícios cuja dívida foi cedida passam a beneficiar de uma taxa de juro "mais favorável" e mantêm as condições fixadas nos acordos anteriormente celebrados, como, por exemplo, o alargamento do período de pagamentos até aos 25 anos e uma redução dos juros vencidos.

A operação em causa foi concretizada ao abrigo de um acordo-quadro celebrado entre as empresas do grupo AdP e o BEI, "que constitui um instrumento financeiro para obviar às dificuldades de pagamento das autarquias locais e das demais entidades gestoras de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas e que prevê um valor remanescente de 160 milhões de euros, que podem ser utilizados para acordos similares com outros municípios", explica a AdP.

MPE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Porto e Vigo vão estar ligadas através de uma nova ligação ferroviária de alta velocidade

As cidades de Porto e Vigo vão estar ligadas através de uma nova ligação ferroviária de alta velocidade, apurou o Porto Canal junto de fonte do governo. A primeira fase do projeto contempla o troço Norte, entre Braga e Valença, e vai ser conhecido esta quinta-feira.

Pedro Nuno Santos diz que a TAP está com prejuízo "em praticamente todas as rotas"

O Ministério das Infraestruturas e Habitação sublinhou hoje que a TAP "está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas", depois de críticas do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.