Número de trabalhadores portugueses em Espanha cresceu ligeiramente em Março

Número de trabalhadores portugueses em Espanha cresceu ligeiramente em Março
| Economia
Porto Canal

O número de trabalhadores portugueses registados em Espanha cresceu ligeiramente em março, 0,78%, face ao mês anterior e pelo terceiro mês consecutivo, mantendo-se ainda assim 3,67% abaixo do total de março de 2013.

Dados divulgados hoje pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social espanhol referem que no final de março estavam registados em Espanha 37.929 trabalhadores portugueses, mais 293 que no final de fevereiro e menos 1.447 que há um ano.

O aumento registado nos últimos meses elevou o total de imigrantes portugueses a trabalhar em Espanha praticamente para os níveis do final de 2013 (no final de dezembro estavam registados 37.963).

Ainda assim, os totais são significativamente inferiores aos que se registavam no passado, com uma descida de 7,56% em 2013 e de mais de 45% desde 2008, quando começou a crise em Espanha.

No final de dezembro, e entre os trabalhadores portugueses 31.628 estavam no regime geral, 5.905 por conta própria (autónomos em Espanha), 323 no setor do mar e 18 no setor do carvão.

O aumento mensal no número de imigrantes portugueses ocupados contrasta com a redução de 1% entre todos os estrangeiros residentes em Espanha.

Em termos anuais, a descida no número de imigrantes portugueses a trabalhar foi também inferior aos 4,25% entre o conjunto de todos os trabalhadores estrangeiros.

A comunidade de trabalhadores portugueses é a quinta entre as de cidadãos da UE, depois da Roménia (244,2 mil), Itália (59 mil), Reino Unido (52 mil) e Bulgária (49 mil).

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.