Covid-19: Suspensão da praxe coaduna-se com o desejado pela Federação Académica do Porto

Covid-19: Suspensão da praxe coaduna-se com o desejado pela Federação Académica do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Federação Académica do Porto afirmou hoje que a suspensão da praxe se “coaduna com o desejado” e que a federação vai fazer “tudo o que estiver ao alcance” para consciencializar os estudantes a cumprirem as orientações.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Marcos Alves Teixeira, assegurou hoje que, devido à pandemia da covid-19, “não estavam reunidas as condições” para que as atividades da praxe se realizassem e que a decisão se “coaduna com o desejado”.

A suspensão das atividades de praxe foi anunciada na terça-feira pelo Conselho de Veteranos da Academia do Porto através de uma publicação na rede social Facebook.

“Não obstante a assumida vontade em perpetuar esta tradição, a presente situação de pandemia provocada pela covid-19 revela indispensáveis necessidades de prevenção e proteção da saúde pública”, lê-se na publicação, onde o Magnum Consillium Veteranorum da Academia do Porto apela também ao “sentido de responsabilidade” dos estudantes.

Além das atividades de praxe, Marcos Alves Teixeira afirmou que as cerimónias de receção e boas-vindas aos estudantes vão realizar-se de forma diferente, com o intuito de evitar aglomerados de estudantes.

“Haverá um momento que vai marcar as boas-vindas, mas, para evitar aglomerados, as cerimónias vão ser transmitidas ‘online’ e vão dispersar os estudantes por dias”, referiu Marcos Alves Teixeira, acrescentando que a FAP vai “fazer tudo o que estiver ao alcance” para consciencializar os estudantes a cumprirem e seguirem as orientações e normas.

“Este ano vamos juntar à nossa mensagem de boas-vindas uma mensagem de consciencialização, especialmente porque temos a responsabilidade de continuar a dar o exemplo enquanto estudantes do ensino superior”, assegurou.

No início deste mês, em declarações à Lusa, o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, mostrou-se preocupado, não com os planos e medidas adotadas pelas diferentes faculdades, mas com as suas envolvências.

“A minha preocupação não é propriamente com a universidade, mas com o que a envolve. Dentro da universidade conseguimos que os estudantes desinfetem as mãos, usem máscaras e mantenham as distâncias de segurança, mas depois, o que se passa em redor da universidade, nós não controlamos”, afirmou.

E acrescentou: “É humanamente compreensível que os jovens tenham as suas necessidades sociais. Espero que cumpram as regras dentro da universidade, mas sobretudo fora”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.