Info

Covid-19: Governo moçambicano aprova a proposta de revisão do OE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 16 set 2020 (Lusa) - O Governo moçambicano aprovou a proposta de revisão do Orçamento do Estado (OE) para 2020, de acordo com nota da reunião do Conselho de Ministros de terça-feira, consultada hoje pela Lusa.

"A proposta de alteração visa corrigir os desequilíbrios fiscais criados pela nova conjuntura", refere o documento, numa alusão à pandemia de covid-19, "salvaguardando-se a continuidade de um conjunto de atividades prioritárias, definidas na política orçamental".

A nota não esclarece quais as alterações em causa, mas Filimão Suazi, porta-voz do Conselho de Ministros, indicou que, mesmo sem apontar números, há áreas a reforçar.

"Há de caber para a área da saúde uma verba especial", face a "esforços de aquisição de equipamentos, mas também de funcionamento das unidades sanitárias, que estão a fazer um trabalho muito acima do normal", referiu.

De acordo com aquele responsável, "várias áreas de atuação do Governo sofreram e estão a sofrer de forma profunda os efeitos do novo coronavírus", apontando ainda os setores da cultura, desporto e educação, neste último caso com "reconstruções e reabilitações em curso".

Trata-se de obras em escolas para as apetrechar com condições de higiene para cumprir as regras de prevenção da covid-19.

"Também a defesa e segurança reclama uma melhor percentagem do bolo do orçamento", acrescentou.

A Assembleia da República de Moçambique (AR) aprovou o OE de 2020 a 16 de abril prevendo receitas de 235,5 mil milhões de meticais (2,7 mil milhões de euros) e despesas de 345,3 mil milhões de meticais (quatro mil milhões de euros).

Moçambique tem um total acumulado de 5.713 casos de covid-19, 37 mortes e 3.181 recuperados.

LFO // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Nagorno-Karabakh: Combates fazem pelo menos 23 mortos e sete civis feridos

Baku, 27 set 2020 (Lusa) -- Os combates de hoje entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 23 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes.

Covid-19: Itália regista 1.766 casos de infeção nas últimas 24 horas

Roma, 27 set 2020 (Lusa) -- A Itália registou hoje 1.766 novos casos de covid-19, menos do que os 1.869 contabilizados no sábado, mas houve uma redução de quase 20 mil testes, de acordo com os dados divulgados pelo ministério da Saúde transalpino.

Macron acusa políticos libaneses de "traição coletiva" após falharem formação de Governo

Paris, 27 set 2020 (Lusa) -- O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje que os partidos libaneses têm "uma última oportunidade" para cumprirem promessas, tomando nota da "traição coletiva" da classe política, que não conseguiu ainda formar um governo após a demissão do primeiro-ministro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS