Governo manda auditar contas da Porto Vivo após prometer pagar dívida de 2,5 ME

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jun (Lusa) -- O Governo mandou auditar as contas da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (SRU) de 2010 e 2011, que havia já aprovado, uma semana após anunciar "que ia pagar" a sua dívida de 2,5 milhões de euros.

"Por que razão o Ministério das Finanças - que segundo a Ministra Assunção Cristas autorizou o pagamento da dívida decorrente das contas de 2010 e 2011 - passou a ter dúvidas que nunca teve durante dois longos anos, e resolveu auditar esta semana o que, na passada semana, considerava em ordem e em condições de ser pago? Se está em condições e vai ser pago, para quê a auditoria?", questiona a Câmara do Porto, em comunicado de hoje.

Para a autarquia, "a atitude do Governo não só demonstra uma inaceitável falta de respeito pela cidade do Porto, como não pode ser compaginável com uma governação competente e responsável, antes se confundindo com uma notória ausência de rumo e uma preocupante falta de maturidade", escreve-se no comunicado intitulado "Perseguição ou falta de respeito? Uma simples semana depois: Governo reabre guerra à SRU do Porto".

A Câmara diz que "não se pode admitir" que, depois da ministra do Ordenamento de Território ordenar uma auditoria às contas de 2012 da Porto Vivo -- SRU, "o mesmo Governo, por determinação da secretária de Estado do Tesouro [tutelada pelo ministério das Finanças], tenha agora também mandado fazer auditorias às contas de 2010 e 2011 -- precisamente as que obrigam o Governo a pagar o que, há muito, deve".

"Se as contas de 2010 e 2011 já foram, há muito, devidamente aprovadas, se o Governo ao longo dos anos nunca negou essa dívida e se, ainda na passada semana, veio afirmar perentoriamente que a ia pagar, qual a razão para, volvida apenas uma semana, reabrir a 'novela' e mandar auditar o que, até hoje, não só nunca lhe ofereceu dúvidas, como mereceu inclusive o voto favorável na assembleia-geral?", questiona o município.

A Câmara recorda que "o Governo veio, publica e perentoriamente, afirmar na passada semana, pela voz da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, que iria finalmente pagar a sua dívida à Porto Vivo", garantindo "que o Ministério das Finanças tinha dado autorização para que esse pagamento - há muito em falta, e referente aos exercícios económicos de 2010 e 2011 - pudesse ser honrado".

"O número de vezes que tal foi afirmado, ao longo dos últimos dois anos, não abona muito a favor da confiança que estas palavras podem merecer, mas, desta vez, o quadro público de censura à atitude governamental é já de tal dimensão que a todos nos fez acreditar que, pelo menos, relativamente a esta questão da dívida, a 'novela' acabava de ser encerrada", observa o município.

Foi por isso "com o maior espanto" que a Câmara "tomou conhecimento de que hoje mesmo se apresentou na sede da Porto Vivo uma equipa da Inspeção Geral de Finanças".

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, disse na quinta-feira esperar que a dívida à SRU seja "paga" mas "sem que isso signifique uma grande festa" pois o Governo tem vindo a mostrar "desrespeito pelo próprio país".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.