Covid-19: Açores prorrogam calamidade pública nas ilhas com ligação aérea ao exterior

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 15 set 2020 (Lusa) - O Governo dos Açores anunciou hoje a prorrogação até 01 de outubro da situação de calamidade pública, devido à pandemia de covid-19, nas cinco ilhas da região com ligação aérea ao exterior.

A prorrogação da declaração da situação de calamidade pública, diz o executivo em nota enviada à imprensa, afeta as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial e durará até às 24:00 de 1 de outubro.

As ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, sem ligações aéreas diretas ao continente português, manterão a situação de alerta até à mesma data.

O executivo regional lembra que até segunda-feira existiam 46 casos positivos ativos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.

"Acresce que, perante a evolução da situação da pandemia a nível global, e tendo em conta as ligações aéreas do exterior às ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, continua a justificar-se a prorrogação da declaração da situação de calamidade pública nestas ilhas, bem como a prorrogação da situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo", é dito também.

Foi também determinado que, após a reabertura do espaço marítimo nacional a navios de cruzeiro e iates provenientes de portos internacionais, "deve ser promovida a normalização da atracagem desses navios nos portos e marinas do arquipélago, e desde que os respetivos passageiros façam teste à chegada, salvo se a Autoridade de Saúde Regional o dispensar, atendendo ao tempo de viagem sem escalas e à ausência de sintomatologia".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 924.968 mortos e mais de 29 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.871 pessoas dos 64.596 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PPF // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.