Assembleia Municipal do Porto aprova recomendação para erguer monumento à Revolução Liberal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 15 set 2020 (Lusa) -- A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, uma recomendação do grupo municipal 'Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido' para prestar a "devida e justa homenagem" à Revolução Liberal e erguer um "monumento comemorativo".

A recomendação dirigida à Assembleia da República foi apresentada na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Porto, que decorreu no Teatro do Campo Alegre, na segunda-feira, contou com o voto favorável de todos os partidos.

Na sessão, Raul Almeida do movimento independente afirmou que a Revolução Liberal do Porto de 1820, que este ano celebra 200 anos, tem sido tratada "cada vez com mais leveza" e, com isso, "o Porto perde o protagonismo" tido neste marco histórico "fundador do Portugal moderno".

"Esta recomendação é para que o Governo e o país olhem para o Porto e para que estes 200 anos sejam marcados através de uma homenagem física e monumental", defendeu.

Nas respetivas intervenções, Patrícia Faro do Partido Socialista, Bebiana Cunha do PAN e Alberto Machado do Partido Social-Democrata afirmaram acompanhar as preocupações e apelos do grupo municipal.

Por sua vez, o deputado Pedro Lourenço do Bloco de Esquerda considerou consensual que o monumento de homenagem à Revolução Liberal do Porto "fosse erguido na Praça da República".

Também Rui Sá da CDU afirmou ser "justa" a implementação na cidade, alertando não saber "se é possível a Assembleia da República mandar erguer um monumento".  

Na recomendação, o grupo municipal 'Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido' defendeu que é "tempo de reclamar o devido reconhecimento" deste marco histórico para que "não se deixe esquecer e se preste a devida homenagem à Revolução Liberal do Porto".

Em janeiro, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, lamentou a "descortesia" do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e comunicou não contar com "a presença ou colaboração" do órgão de soberania no "excelente programa" de comemorações da Revolução Liberal de 1820, já fechado e apresentado.

No mesmo dia, numa nota difundida pelo gabinete do presidente do parlamento, à qual a agência Lusa teve acesso, o presidente da Assembleia da República respondia a Rui Moreira, dizendo que em democracia não há proprietários de datas nem de cidades.

"Gostaria de deixar claro que continuo a ter pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a mesma consideração e estima que sempre tive. No entanto, gostaria também de afirmar que não há proprietários de instituições democráticas nem de datas ou de cidades. Neste contexto, a Assembleia da República prosseguirá com o seu programa comemorativo do bicentenário do constitucionalismo português com realizações próprias e disponibilidade para participar noutras, como sempre esteve", indicava a nota.

A Revolução Liberal começou no Porto, há 200 anos, quando em 24 de agosto de 1820 se constituiu a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino.

 

SPYC (PMF/LIL/VSYM) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.