Dolce e Gabbana condenados a um ano e oito meses de prisão por fraude fiscal

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 19 jun (Lusa) - O Tribunal de Milão condenou hoje os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana a um ano e oito meses de prisão por evasão fiscal no valor de mil milhões de euros, anunciaram os 'media' italianos.

O Ministério Público tinha pedido uma pena de dois anos e seis meses de prisão. Os advogados de defesa anunciaram que vão apresentar recurso, o que suspende a execução da pena.

Os estilistas, que têm como clientes celebridades como Beyoncé e Madonna, rejeitaram as acusações.

O veredicto prevê também que indemnizem o fisco italiano em 500 mil euros.

Dolce e Gabbana são acusados de, com outras cinco pessoas, terem constituído uma série de sociedades de fachada no Luxemburgo em 2004 e 2005, cedendo o controlo de pelo menos duas marcas do grupo para escapar ao fisco italiano, quando as empresas eram na realidade geridas a partir de Itália.

Antes da sentença, a procuradora Laura Pedio apontou uma "fraude fiscal sofisticada" e "com provas sólidas". Disse ainda que "os estilistas participaram ativamente na mesma assinando contratos de cedência de marcas".

O grupo Dolce & Gabbana foi fundado em 1985, tem atualmente mais de 3.000 trabalhadores e 250 pontos de venda em 40 países e registou um volume de negócios de mil milhões de euros no período de 2011/2012.

EO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.