Incêndios: Fogo em Proença-a-Nova combatido por 648 operacionais exige proteção a localidades

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set 2020 (Lusa) -- O incêndio que lavra hoje em Proença-A-Nova, no distrito de Castelo Branco, estava às 23:55 a envolver 648 operacionais e 210 viaturas num combate dificultado pelo vento, que exigiu a proteção de várias localidades, segundo as operações de socorro.

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS), contactada pela agência Lusa, indicou que o fogo, "com alguma extensão, exigiu a proteção de várias localidades, mas não há habitações ardidas".

Os bombeiros têm a sua ação dificultada pelo vento forte, "que vai continuar a soprar pela noite dentro", indicou a mesma fonte.

Dois bombeiros sofreram ferimentos graves durante o combate a este incêndio, onde também um carro dos bombeiros ardeu, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil precisou à Lusa que os dois bombeiros sofreram queimaduras de segundo grau e foram transportados pelo helicóptero do INEM para o hospital de Coimbra, mas estão "livres de perigo".

Devido aos riscos de incêndio, os distritos de Bragança e da Guarda vão ficar em alerta especial laranja na segunda-feira e os restantes em alerta amarelo.

Portugal Continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até às 23:59 de hoje, estando em estado de alerta especial nível vermelho os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém e os restantes estão em laranja.

AG (FAC/CMP) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.