'Não' vence referendo sobre reabertura do trânsito em ponte de Chaves com 85% dos votos

'Não' vence referendo sobre reabertura do trânsito em ponte de Chaves com 85% dos votos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A população de Chaves votou contra a reabertura ao trânsito automóvel na ponte romana, no referendo local realizado este domingo, no qual votaram 12% dos eleitores recenseados no concelho e o 'não' obteve mais de 85% dos votos.

De acordo com os resultados divulgados pela Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real, o 'não' à reabertura da ponte romana ao trânsito automóvel de ligeiros, num único sentido, venceu com 4.440 votos (85,37%).

No total, votaram 5.250 eleitores, que corresponde a 12,07% dos 43.480 recenseados.

O 'não' venceu em todas as 39 freguesias do concelho, com o 'sim' a receber um total de 769 votos (14,79%).

Registaram-se ainda 14 votos brancos (0,27%) e 35 votos nulos (0,67%), com a abstenção a fixar-se nos 87,93%.

O referendo local em Chaves, sobre a reabertura ao trânsito automóvel na ponte romana, que está classificada como monumento nacional, tinha uma única pergunta de resposta "sim" ou "não": "Concorda com a reabertura da ponte romana de Chaves ao trânsito de veículos automóveis ligeiros, num único sentido?".

Este ato eleitoral foi o primeiro a ocorrer desde que começou a pandemia de covid-19, o que motivou a publicação de medidas de prevenção no sítio oficial na Internet do Ministério da Administração Interna (MAI).

A proposta para a realização do referendo em Chaves tinha sido apresentada pelo executivo liderado por Nuno Vaz e aprovada em reunião de câmara em 22 de junho, e foi também aprovada em Assembleia Municipal de Chaves e validada pelo Tribunal Constitucional.

O presidente da Câmara de Chaves tinha referido à agência Lusa que o compromisso para realizar o referendo surgiu na campanha eleitoral de 2017 e que não se iria pronunciar sobre a sua intenção de voto - para "não influenciar nenhuma das decisões" -, e apelou à participação dos cidadãos de todo o concelho.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Oficiais da justiça protestam pela "falta de respostas urgentes"

Os oficiais de Justiça de Guimarães vão concentrar-se em protesto à porta do Palácio da Justiça na Praça da Mumafona, em Guimarães, na manhã desta quarta-feira, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.