Televisão estatal, RTP e RDP sem emissões na Guiné-Bissau desde domingo

| País
Porto Canal / Agências

Bissau, 19 jun (Lusa) - A transmissão dos serviços da RTP e RDP na Guiné-Bissau, interrompida desde domingo, deverá ser hoje reposta disse fonte do Governo, alegando que a suspensão deveu-se à falta de combustível para o gerador que alimenta o emissor.

O secretário de Estado da Comunicação Social do governo guineense, Armindo Handem, confirmou hoje à Lusa que o corte nas emissões das televisões e da rádio se deve à falta de gasóleo para o único gerador que alimenta o emissor de Nhacra, arredores de Bissau.

"Neste momento conseguimos mil litros de combustível, que dá para solucionar parte do problema", disse o responsável em declarações à Lusa, acrescentando ser possível que hoje mesmo o emissor volte a funcionar.

Armindo Handem tomou posse no novo governo de transição, na semana passada, e desde então iniciou visitas aos órgãos públicos e privados de comunicação social, para conhecer a realidade de cada um, no âmbito de uma "política de abertura", disse à Lusa.

"Como temos parceiros internacionais no país estamos também a conversar com esses parceiros, de maneira a demonstrar a nossa disponibilidade em que haja uma melhor cooperação entre nós e em partilhar as nossas experiências", acrescentou.

Nas palavras de Armindo Handem, é preciso dar "outra imagem da Guiné-Bissau em relação ao processo de transição", devendo o país "mostrar uma nova cara ao mundo", tanto mais que deseja que termine o bloqueio a que foi votado após o golpe de Estado de abril do ano passado.

A comunicação social da Guiné-Bissau, salientou, será o setor que "vai dar uma nova imagem do governo e do país, para que a situação vá melhorando dia a dia".

Armindo Handem já visitou a rádio e televisão nacionais, a agência de notícias e o jornal estatal, ouvindo queixas nomeadamente da falta de dinheiro para pagamento a profissionais e falta de meios técnicos.

Sobre as prioridades para a área que tutela disse que elas serão definidas num trabalho conjunto com os responsáveis dos diferentes órgãos.

FP/MB // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.