Encontros da Imagem fazem 36 exposições em Braga, Porto, Guimarães e Barcelos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 09 set 2020 (lusa) - A 30.ª edição dos Encontros da Imagem (EI) - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais tem como tema "Genesis" e vai acontecer em 23 espaços de Braga, Porto, Guimarães e Barcelos, com 36 exposições de 68 artistas.

Apresentado hoje, o 30.º EI vai acontecer de 11 de setembro a 31 de outubro, e contará com projeções, 'workshops', ciclo de cinema, visitas guiadas, catálogo, prémios de fotografia, edições de livros e atividades 'online', como leituras de portefólios, oficinas ou debates.

Os Encontros da Imagem 2020 contam ainda cm o prémio Discovery, que, na edição deste ano, recebeu 259 candidaturas de 37 países diferentes, dos quais 14 chegaram a finalistas e vão expor o seu trabalho no evento.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade do Minho (UMinho), uma das entidades dinamizadoras do evento, juntamente com a autarquia de Braga e a associação Encontros da Imagem, adianta que acolhe 14 exposições, todas com entrada livre, tendo nove lugar na Galeria do Paço, em Braga.

Aqui ficará exposto o trabalho do artista finlandês Touko Hujanen, que revela a primeira escola autossuficiente do mundo, do alemão Robin Hinsch, que percorre comunidades que extraem petróleo, gás ou carvão, e da húngara Kata Geibl, que foca o individualismo feroz.

Da Itália, Annamaria Belloni trata a tensão entre ser humano e natureza. O duo Mattia Micheli & Nicolò Panzeri aborda a mercantilização dos Alpes, e Florence Cuschieri visita locais nórdicos "em que se perdeu o sentimento de pertença".

Sobre a realidade da América do Sul, Marianne e Katarzyna Wasowska evocam a migração de polacos para aquele território.

A francesa Elsa Leydier explora o exotismo natural de que o poder se apropriou, e o canadiano Aaeron Elkaim alude à erosão da Amazónia e dos seus povos nativos.

Noutra unidade cultural da UMinho, o Museu Nogueira da Silva, poderá ser vista a instalação fotográfica da brasileira Nina Franco, que retrata a violência persistente contra mulheres.

Aqui também será mostrada a série do colombiano Felipe Beltran, que questiona a ação policial face a pessoas sem documentos.

Ainda em Braga, mas no campus de Gualtar, o norte-americano James Reeder leva à Escola de Medicina gestos (re)fotografados de livros e alheios à era digital.

No B-Lounge da Biblioteca Geral, o francês Luc Choquer traça uma memória de Braga, no ano 2000.

Em Guimarães, Stanislas Guigui apresenta no B-Lounge da Biblioteca da UMinho testemunho da degradação humana, fruto da guerra civil em Bogotá.

Com abertura oficial marcada para sexta-feira, o EI vai passar, em Braga, pelo Mosteiro de Tibães, pela Casa dos Crivos, pelo Museu dos Biscainhos, pelo Theatro Circo, pelo gnration, pelo Edifício do Castelo e pela Galeria EI.

Há igualmente obras patentes no Salão Gótico em Barcelos, na Casa da Antiga Câmara e no Museu Alberto Sampaio, ambos em Guimarães.

No Porto, os trabalhos podem ser vistos no Mira Fórum, no Instituto de Produção Cultural e Imagem, na Cave Photography e nas galerias Salut Au Monde! e Adorna Corações.

"Este festival é uma referência em Portugal pelas suas características e dimensão e é um dos mais antigos e reputados do género na Europa", aponta a UMinho.

JCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.