Covid-19: Reino Unido regista 2.659 novas infeções e mais oito mortes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 09 set 2020 (Lusa) - O Reino Unido registou 2.659 novas infeções e oito mortes resultantes de covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde britânico, coincidindo com o anúncio de novas restrições em Inglaterra. 

Na véspera tinham sido identificadas 2.420 novas infeções e 30 mortes.

O total acumulado de casos de contágio desde o início da pandemia da covid-19 no Reino Unido passou hoje para 355.219 e o número de mortes para 41.594. 

A tendência de crescimento no número de novas infeções nas últimas duas semanas levou o governo britânico a anunciar novas restrições para toda a Inglaterra. 

A partir de segunda-feira, 14 de setembro, ajuntamentos de mais de seis pessoas em espaços interiores ou exteriores vão ser proibidos. Qualquer pessoa que viole a lei incorre numa multa de 100 libras (110 euros) e se reincidir pode ir até 3.200 libras (3.500 euros).

Bares e restaurantes vão também ser obrigados a recolher os dados pessoais dos clientes para poderem disponibilizar ao sistema de rastreamento. 

Esta é a primeira vez que são impostas restrições a nível nacional desde que o confinamento decretado em março começou a ser levantado em maio, e reflete a preocupação do governo com o agravamento da situação epidémica e o receio de uma nova vaga da pandemia covid-19. 

Nos últimos meses, as autoridades britânicas têm procurado combater surtos com restrições locais, nomeadamente em cidades e regiões na Escócia e País de Gales, norte e centro de Inglaterra.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 898 mil mortos e infetou mais de 27,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (189.698) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 6,3 milhões).

Seguem-se, em número de mortos, o Brasil (127.464 mortos, mais de 4,1 milhões de casos), Índia (73.890, mais de 4,3 milhões de infetados), México (68.484, mais de 642 mil infetados) e Reino Unido (41.594 mortos, mais de 355 mil casos).

BM // MP 

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.