Info

Covid-19: Portugal apoia Moçambique com 250 mil euros

| País
Porto Canal com Lusa

Maputo, 09 set 2020 (Lusa) - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou hoje um apoio de 250 mil euros para o combate à pandemia de covid-19 na província de Nampula, norte de Moçambique.

Augusto Santos Silva anunciou a ajuda falando através de um vídeo gravado e transmitido durante a cerimónia simbólica de entrega do apoio, que decorreu hoje, em Maputo, nas instalações do Ministério da Saúde de Moçambique.

"É mais um sinal do nosso empenhamento no apoio aos nossos irmãos moçambicanos neste esforço que tem o objetivo comum de derrotar a pandemia", declarou o governante português.

Augusto Santos Silva avançou que a ajuda enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Por seu turno, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Amélia Paiva, disse na cerimónia que o referido plano está orçado em cerca de três milhões de euros e foi aprovado no dia 19 de junho.

Amélia Paiva sublinhou que o documento contempla dois eixos: a disponibilização de recursos financeiros e materiais para o combate ao novo coronavírus, formação e investigação.

O plano contempla 96 ações de formação de pessoal médico e a disponibilização de 800 mil itens de material médico e proteção individual.

"Temos de trabalhar em conjunto para ultrapassar este difícil momento. Portugal está e estará com Moçambique neste desafio comum", frisou Amélia Paiva.

No âmbito da luta contra a covid-19, prosseguiu, o Governo português já desembolsou 130 mil euros através da Organização Mundial da Saúde (OMS) e 30 mil euros por via do Programa Alimentar Mundial (PAM) destinados a atividades de nutrição e adaptação de programas de alimentação escolar que cessaram com o encerramento das escolas moçambicanas devido a covid-19.

No mesmo sentido, Portugal já tinha antecipado o desembolso de 250 mil euros para o Fundo de Apoio ao Setor de Educação (FASE), disse Amélia Paiva.

Por seu turno, o ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, considerou oportuna a ajuda financeira anunciada hoje para a província de Nampula, assinalando que este ponto do país é um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19.

"Esta doação não só vem a tempo para dar resposta aos desafios naquela província como é a demonstração da solidariedade de Portugal para com Moçambique", frisou Armindo Tiago.

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais 117 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 4.764 casos, de acordo com o boletim diário sobre a pandemia.

O total de mortes (28) mantém-se inalterado e houve mais 48 recuperados, elevando o total de casos que ultrapassaram a infeção para 2.763, ou seja, 58% do registo acumulado.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 898.503 mortos e infetou mais de 27,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 82 mortos e 6.383 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 82 mortos relacionados com a covid-19 e 6.383 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Auditoria ao cerco de Ovar deteta compras a empresa do Presidente da Ordem dos enfermeiros do Centro. Salvador Malheiro lamenta atitude da oposição

Uma auditoria do Partido Socialista aos gastos da autarquia de Ovar durante o cerco sanitário revela aquisições de material a empresa do Presidente da Ordem dos enfermeiros do Centro, avança a Revista Sábado. Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, afirma ao Porto Canal que todas as regras foram cumpridas e lamenta a atitude da oposição.

Casos de Covid-19 voltam a disparar na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) ultrapassou a barreira dos 300 contágios pelo novo coronavírus, depois de nos últimos dois dias terem sido registadas mais 22 infeções por SARS-CoV-2, informou hoje fonte académica.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Exposição 'A Arte do Falso'

D'Mais

Upcycling Project - suporte para facas