Fogo que deflagrou em Oliveira de Frades continua "bastante ativo"

| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira de Frades, Viseu, 08 set 2020 (Lusa) -- O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Oliveira de Frades continuava, cerca de 24 horas depois, "bastante ativo", com o vento a ser o "pior inimigo" do combate, disse o comandante distrital de Operações de Socorro de Viseu.

"A cabeça de fogo está, neste momento, no concelho de Águeda e no concelho de Sever do Vouga", no distrito de Aveiro, explicou Miguel David à agência Lusa, por volta das 11:15.

No concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, "a situação ainda está com bastante atividade, pese embora a parte mais ativa do incêndio esteja do outro lado".

Segundo o responsável, "o vento tem sido o pior inimigo na estratégia de combate, obrigando a permanentes redefinições".

A prioridade dos bombeiros está a ser "a defesa perimétrica de algumas aldeias" dos concelhos de Sever do Vouga e de Águeda, e "o confinamento de pessoas nessas aldeias, considerando que estão na linha de propagação do incêndio".

Miguel David explicou que "o terreno é bastante complexo, com uma orografia bastante acentuada, com muito afloramento rochoso", que muitas vezes impede as operações de combate.

Tal obriga "a permanente reposicionamento e redefinição da estratégia", explicou, acrescentando que as cinco máquinas de rasto que estão no terreno têm sido "um aliado importante".

No combate às chamas estavam, às 12:00, 766 operacionais, apoiados por 234 veículos terrestres e 15 meios aéreos, de acordo com a página da Proteção Civil.

O incêndio deflagrou na segunda-feira, às 11:24, na localidade de Antelas, freguesia de Arcozelo das Maias, concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.