Proteção Civil lança alerta para cinco distritos devido a chuva forte

Proteção Civil lança alerta para cinco distritos devido a chuva forte
| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acionou o estado de alerta mais baixo para cinco distritos do Continente devido à previsão de chuva "pontualmente forte" durante o dia hoje.

A informação é avançada num "aviso à população", no qual a ANPC determina que o Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro passa a estar no Estado de Alerta Especial Nível Azul para os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 23:59 de hoje.

O nível azul é o mais baixo de quatro níveis de alerta, que integra o amarelo, o laranja e o vermelho, por ordem crescente de gravidade.

Em comunicado, a Proteção Civil explica que acionou o alerta devido à previsão de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento e precipitação.

Perante estas previsões, a ANPC adverte que podem ocorrer algumas situações, como o piso rodoviário ficar escorregadio, com eventual formação de lençóis de água, e haver cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

Alerta ainda para a possibilidade de "inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis", de "inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem" e possibilidade de quedas de ramos ou árvores e danos em estruturas montadas ou suspensas

A Proteção Civil refere que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, através da "adoção de comportamentos adequados", como garantir "a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais" e "não atravessar zonas inundadas".

"Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas", circular com cuidado junto de áreas arborizadas, da orla costeira e de zonas ribeirinhas e não praticar atividades relacionadas com o mar são outras recomendações da ANPC

A elevação do Estado de Alerta Especial pressupõe "um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções", adianta a Proteção Civil.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.