Câmara de Mogadouro vai dar transporte gratuito para doentes oncológicos

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 20 abr (Lusa) - A Câmara de Mogadouro vai dar transporte gratuito para doentes oncológicos que tenham de deslocar-se ao Instituto Português de Oncologia, no Porto, e não tenham capacidade económica para o fazer, anunciou hoje a autarquia.

"É em nosso entender que, apesar de não ser uma competência da autarquia, deve o município assumir a resolução deste problema, uma vez que está em causa o direito aos cuidados de saúde", disse à Lusa a vereadora da Ação Social do município de Mogadouro, Joana Silva.

Há pessoas com graves problemas de saúde no concelho, segundo a responsável, não só do foro oncológico, que não conseguem pagar as deslocações devido ao preço dos transporte e as longas distâncias que separam Mogadouro do Porto, ou de outras cidades onde há este tipo de tratamento.

"O custo do transporte de ambulância para este tipo de doentes ronda os 200 euros de ambulância, o que não é comportável para quem recebe o ornado mínimo ou reformas baixas, no caso dos transportes públicos a viagens duram mais de quatro horas e saem muito cedo e estamos a falar de pessoas debilitadas" frisou a vereadora.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo de Mogadouro em reunião de câmara, presidida pelo PS.

A pretensão da autarquia de Mogadouro ajudar a minimizar "o sofrimento" dos doentes e das suas famílias com este tipo de ação, que vai arrancar a breve prazo.

Agora a câmara vai organizar as viagens mediante marcação prévia para rentabilizar o serviço e para chegar a um maior número de doentes.

FYP // NS

Lusa /fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).