Fotojornalista Mário Cruz vende principal galardão do Prémio Estação Imagem|Mora

| País
Porto Canal / Agências

Mora, 19 abr (Lusa) -- O fotógrafo Mário Cruz, da agência Lusa, conquistou hoje o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, com uma reportagem sobre um centro de reabilitação que promove a integração social de pessoas com cegueira recente.

O trabalho vencedor aborda o Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que promove a reabilitação de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir dos 16 anos, com cegueira ou baixa-visão adquiridas.

O objetivo é contribuir para a integração social dos pacientes, ao dotá-los de novas competências que lhes permitam readquirir as autonomias perdidas.

"Os pacientes vivem juntos durante um período de três meses e os seus dias são preenchidos com diversas tarefas, sempre acompanhadas por um forte apoio psicológico, com o intuito de melhorar a sua independência social", pode ler-se no resumo da reportagem, intitulada "Cegueira Recente".

Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, que integra, além do galardão principal, sete categorias temáticas, foram hoje divulgados, numa cerimónia em Mora.

Dedicado exclusivamente à reportagem, o concurso é promovido pela Associação Estação Imagem, com sede naquela vila alentejana, e pela câmara municipal local.

Nesta 5.ª edição da iniciativa, que tem caráter anual, estiveram a concurso 386 reportagens, da autoria de cerca de 140 fotógrafos.

No que toca às categorias temáticas, Pedro Armestre venceu na de Notícias, com a reportagem "On the Fire", acerca dos fogos florestais na Galiza (Espanha), em 2013.

Mário Cruz, com "Cheias no Reguengo do Alviela", e Monica Ferreirós, com "Accidente de Tren", foram os 2.º e 3.º classificados, respetivamente, em Notícias.

Em Vida Quotidiana, o júri premiou duas reportagens de um mesmo fotógrafo, Rodrigo Cabrita, atribuindo o 1.º lugar a "Aprender a Sobreviver" e o 2.º a "Semana de Praia para Idosos".

O fotógrafo José Ferreira, graças ao trabalho "Body Language", foi o único premiado na categoria de Artes e Espetáculos, enquanto em Assuntos Contemporâneos o vencedor foi Bruno Simões Castanheira, com "Portugal, a Antidemocracia do Empobrecimento", seguindo-se Tommaso Rada, com "Os Últimos".

Em Série de Retratos, o júri premiou apenas Artur Machado, com "Os Manifestantes", escolhendo dois galardoados para a categoria de Ambiente: Sérgio Rolando ("Paisagem Multiplicada") e Agata Xavier ("Inventário), nos 1.º e 2.º lugares, respetivamente.

O 1.º classificado em Desporto foi Bruno Simões Castanheira ("Capeia Arraiana"), tendo o 2.º lugar sido atribuído a Octávio Passos ("Havai da Europa").

Além de todas estas reportagens, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2014 a Hermano Noronha, que vai desenvolver o projeto fotográfico "Presente", para documentar o estado atual da memória sobre a Guerra do Ultramar no concelho de Mora.

Este ano, o júri do concurso foi presidido por Paolo Pellegrin, da agência Magnum, autor de vários livros e um dos fotojornalistas mais premiados a nível mundial.

RRL // NS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.